(09/10/2024) – O terceiro trimestre de 2024 foi o melhor em termos de produção de veículos desde 2019, de acordo com dados divulgados pela Anfavea, nesta segunda-feira, 7 de outubro. “Ou seja, o melhor em cinco anos e os patamares registrados antes da pandemia também foram recuperados com a média diária de 11,2 mil autoveículos emplacados em setembro”, informou a entidade em comunicado à imprensa.
Segundo o levantamento mensal da Anfavea, a produção no terceiro trimestre totalizou 715 mil unidades, 19% a mais que no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento da produção é de 7% sobre os primeiros nove meses de 2023.
As vendas também mantiveram o ritmo de crescimento. No total, foram emplacados 236,3 mil veículos em setembro, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o que representou uma variação positiva de 19,5% em comparação com setembro do ano passado.
“A retomada no acumulado de janeiro a setembro também chama a atenção, com um crescimento de 14,1%, totalizando 1.859 mil veículos vendidos até o momento. Esse é o melhor resultado desde 2019”, informou a entidade.
Exportações em recuperação – As exportações também apresentam sinais de recuperação, após um primeiro semestre muito aquém do esperado. Em setembro foram embarcadas 41,6 mil unidades, o maior volume do ano, com alta de 8,9% sobre agosto. Mas, de acordo com a Anfavea, “ainda enfrentamos um déficit na balança comercial do setor, já que as importações superaram as exportações em todos os trimestres deste ano”.
O volume de vendas de modelos importados é o maior desde 2014, assim como a participação de 17,3% no ano. A entidade frisa que, “acrescentando aos emplacamentos o elevado volume importado da China ainda em estoque, a quantidade de veículos trazidos de outros países ao longo deste ano totaliza cerca de 400 mil unidades”.
Para o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, “os resultados de setembro refletem a resiliência da nossa indústria e o aquecimento do mercado interno, que vem superando nossas expectativas. A média diária de vendas de setembro é um indicativo positivo de que o último trimestre pode trazer ainda mais crescimento”. O executivo ressaltou, no entanto, que o ponto de atenção é o volume de exportações menor que o das importações.