São Paulo, 21 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/10/2024

Mercado Livre de Energia: economia de até 35% para indústrias

(06/10/2024) – O Mercado Livre de Energia (MLE) tem se consolidado como uma alternativa vantajosa para as indústrias metalmecânicas, que são intensivas em consumo energético. Ao permitir que empresas negociem diretamente com fornecedores de energia, essa modalidade oferece maior flexibilidade e competitividade, possibilitando a escolha de contratos personalizados que atendam às suas necessidades específicas.

Isso pode resultar em uma significativa redução de custos operacionais, dado que as indústrias podem optar por fontes de energia mais baratas ou sustentáveis, além de prever com maior precisão seus gastos. Com a crescente busca por eficiência e sustentabilidade, o mercado livre de energia se apresenta como uma solução estratégica para garantir economia e, ao mesmo tempo, maior controle sobre o consumo energético.

Segundo Anderson Sena, sócio-diretor da Onner Capital, dealer que atua no Mercado Livre de Energia, a economia das empresas pode chegar a 35% sem nenhum investimento para a migração. Sena destaca que todo estabelecimento e empresa que estiver em alta e média tensão (Grupo A) pode, desde janeiro deste ano, se beneficiar com a abertura do MLE.

A Onner é um dealer que é parceira da Eneva, que conta com capacidade de 5,95 GW de geração, sendo um dos principais geradores de energia privada do Brasil. No MLE, a Eneva trabalha no atacado, com demandas contratadas acima de 500 kW. Para demandas abaixo de 500 kW, a Eneva atua por meio da sua investida Voltta.

Atualmente, tanto a Eneva quanto a Voltta vêm atendendo um grande volume de empresas do segmento metalmecânico de forma personalizada, apresentando soluções na migração para o MLE, como, por exemplo, com a realização de estudos de viabilidade, flexibilização da oferta de produtos e também conta com a certificação I-REC (Certificado de Energia Renovável), muito importante para as políticas de ESG.

“A Voltta vem dando todo o suporte aos clientes para que eles se sintam seguros e amparados durante todo o processo de migração. É importante destacar que a Eneva é uma empresa de geração própria de energia e conta com uma equipe de gestão e acompanhamento ao cliente muito completo, contando com sistemas de análises, relatórios mensais e gerenciamento mais avançados, tudo para proporcionar ao cliente uma proposta e uma oportunidade de compra no melhor momento e de forma segura”, diz Pedro Soares, gerente comercial da Eneva.

Mercado Livre de Energia já responde 38% da carga do País

Hoje, o Mercado Livre de Energia representa um ambiente de consumo muito importante para o desenvolvimento industrial do Brasil. De acordo com dados da Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, em 2024, a participação do MLE chegou a representar 38% da carga do país. A previsão é de que, ainda neste ano, esse índice alcance 40% com o atendimento de 89% do consumo de energia elétrica da indústria nacional. De acordo com Soares, o custo de energia – a depender do perfil e segmento de cada indústria – pode representar até 40% do seu custo de produção. “Por isso não faz sentido se manter no Mercado Cativo e vale a pena buscar o MLE para obter condições de economia de até 35%.”, destaca.

Vantagens – Além da economia, a flexibilidade na negociação de contratos de energia é uma grande aliada para as indústrias do segmento metalmecânico que pretendem migrar para o MLE. Outras vantagens, conforme apontado pela Onner: gestão e recompra de contratos, uso do crédito de ICMS acumulado para o pagamento da energia; redução do risco cambial para clientes que possuem receitas indexadas ao dólar; desconto na conta final e flexibilidade nos prazos de pagamento e no consumo da contratação.

De acordo com Sena, os clientes da Onner Capital desfrutam de serviços 100% digitais, como processos de estudos, fechamentos e relatórios de economias mensais. Além disso, o pós-vendas dá suporte para que os clientes possam migrar, de forma segura e assistida, do mercado cativo para o MLE. Por meio da plataforma https://portal.voltta.com.br/onner é possível simular a migração para o Mercado Livre de Energia.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.