(22/09/2024) – Desde 2012, a Metric Usinagem presta serviços em Maceió (AL). A empresa surgiu para atender a demanda interna do Grupo Ultra Descartáveis, fabricante de produtos como talheres, copos PP e PS, pratos, sacolas, filmes de PVC, além de um mix de produtos em EPS. O grupo é composto de três empresas: Ultraplast, UltraTherm e Replast. Com a chegada estratégica da Metric, o grupo deixou de depender de serviços oriundos das regiões Sul e Sudeste do país, como os de ferramentaria.
Hoje, a Metric atende, exclusivamente, o Ultra Descartáveis de ponta a ponta, desde P&D, passando por usinagem de manutenção, até a produção de moldes para produtos finais. “O Grupo cresceu exponencialmente de 2012 para cá e a Metric acompanhou essa evolução. Então é uma parceria excelente para as duas empresas.”, diz Rodrigo Bernardes, sócio-diretor da empresa.
Em um futuro próximo, 2025, a intenção é expandir as atividades da Metric – que é uma empresa independente do Grupo Ultra Descartáveis – não só na região Nordeste, mas também no Norte do Brasil. De acordo com Bernardes, nessas localidades há um grande gargalo em relação à disponibilidade de serviços de usinagem, sobretudo ferramentaria. “Em termos de logística, produzir no Nordeste é muito mais viável para o mercado consumidor. Além disso, os mercados do Sul e Sudeste estão sobrecarregados. Por isso, pretendemos expandir as operações da empresa para atender outros mercados. Estamos nos preparando para chegar bem forte”, detalha o executivo.
Atualmente, a Metric não terceiriza nenhum serviço, atuando desde o recebimento de matéria-prima até o acabamento do produto final. Para atender todos os serviços internos do Grupo Ultra Descartáveis, a empresa conta com uma infraestrutura bastante completa. Além disso, há um forte investimento em gestão (ERP, qualidade, entre outros quesitos). “Estamos fazendo tudo isso para a Metric expandir os seus negócios e chegar ao mercado muito bem estruturada.”, afirma Bernardes. Neste processo de crescimento, a empresa também está investindo na capacitação dos seus colaboradores, suprindo outro gargalo do mercado.
Para atender toda a demanda – hoje, o carro-chefe de seus serviços é a produção de moldes para termoformagem, seguido dos moldes para injeção – a Metric conta com cerca de 17 máquinas CNCs em seu chão de fábrica, de diversos tipos, entre eles tornos, centros de torneamento, centros de usinagem de 3 e 4 eixos, centros de usinagem tipo portal, centros de usinagem high speed, máquinas de eletroerosão (penetração e a fio), equipamentos de solda a laser e microsoldagem, entre outros.
Como parte do seu projeto de expansão, a Metric pretende construir um segundo galpão e adquirir mais quatro centros de usinagem, dois centros de torneamento e tornos de grande porte (peças de até 5 metros e diâmetros de até 1,5 m). “Estamos muito bem encaminhados para expandir os nossos negócios e para contribuir com o desenvolvimento regional do Nordeste”, finaliza Rodrigo Bernardes.