(15/09/2024) – A multinacional brasileira WEG anunciou a assinatura de contrato para a aquisição da Volt Electric Motors, importante fabricante turca de motores elétricos industriais e comerciais, e que é uma subsidiaria do Grupo Saya.
O valor da aquisição é de US$ 88 milhões, a serem pagos após a conclusão da transação, estando sujeito a ajustes de preços comuns a este tipo de operação.
Fundada em 1987, a Volt é uma empresa verticalizada, com capacidade de produção de 1 milhão de motores por ano. A empresa possui forte presença no mercado turco e exporta para diversos países, principalmente da Europa, Oriente Médio e Ásia Central.
Com o acordo, a WEG assumirá o controle total da Volt, que possui uma fábrica de 27 mil m² de área construída dedicada ao desenvolvimento e fabricação de motores elétricos com potências até 450 kW. A WEG também incorporará uma equipe de 690 funcionários.
Em 2023, a Volt teve uma receita operacional líquida de US$ 70 milhões, com uma margem Ebitda de 18,5%.
Segundo Rodrigo Fumo, diretor superintendente de Motores Industriais da WEG, a aquisição está alinhada à estratégia de crescimento do negócio de motores industriais e comerciais da WEG, cujo objetivo é ampliar a presença da companhia no mercado mundial e oferecer produtos eficientes e competitivos.
“A Volt tem uma forte atuação na Turquia, onde iniciamos nossa operação própria em 2022”, diz Fumo. “A aquisição da empresa nos fortalecerá não só no mercado turco, mas, graças à localização do país, também em regiões próximas que têm potencial de demanda por nossos produtos e serviços, como o Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia Central e Norte da África”.
De acordo com o executivo, a localização da Volt na cidade litorânea de Esmirna, na Turquia, facilitará o acesso da WEG a esses mercados tanto por via terrestre quanto por via marítima.
“Esmirna possui dois grandes portos que nos possibilitarão um trânsito significativamente mais rápido em qualquer operação da WEG nessa região. Uma vantagem logística importante”, explica Fumo.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, dentre as quais estão as aprovações regulatórias necessárias relativas à transação.