São Paulo, 24 de novembro de 2024

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07/09/2024

ZF desenvolve nova linha de discos de embreagem no Brasil

(08/09/2024) – A ZF, fabricante de autopeças de origem alemã, deverá iniciar ainda neste segundo semestre a produção nacional da nova geração de discos de embreagem TD200.

Desenvolvida dentro do Brasil, a nova geração de discos está incluída na estratégia da ZF de fortalecer a produção local e atender às necessidades específicas do mercado brasileiro, embora os produtos, concebidos pela engenharia local, devam fazer parte do portfólio global da ZF para mercados da Europa e da Ásia.

Os novos discos de embreagem TD200 foram projetados para ônibus e caminhões médios, oferecendo alto desempenho em aplicações severas. Inicialmente, os componentes atenderão o mercado de reposição e, até o final de 2024, a previsão é que já estejam disponíveis para as principais montadoras globais de veículos comerciais.

De acordo com Silvio Furtado, vice-presidente das Divisões de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, a unidade da ZF em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já é atualmente a responsável pela engenharia e desenvolvimento de tecnologias para embreagens leves e médias, além de ter a responsabilidade global na área de materiais de atrito.

“Por esta razão, os novos componentes que desenvolvemos podem passar imediatamente a constar do portfólio global da ZF, não sendo necessário limitar suas vendas ao mercado brasileiro”, explica Furtado.

Segundo o executivo, esses componentes irão substituir produtos de duas famílias, a TD188 e a TD212, que permanecerão sendo ofertadas na linha de remanufaturados.

Os novos discos possuem diâmetros de 330 mm até 395 mm e, para fortalecer a sustentabilidade e a economia local, o seu design foi elaborado considerando a remanufatura e o ciclo de vida do produto.

Entre as suas principais características, está a alta capacidade de atenuar as vibrações torcionais dos motores dos veículos comerciais, que, ao longo dos anos, desde a legislação Euro 1 até a Euro 6, passaram por uma série de ajustes que os tornaram menos poluentes, porém com mais vibrações torcionais.

A baixa inércia é outro destaque. Ela proporciona mais conforto ao motorista e menor desgaste à transmissão nas trocas de marchas.

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