São Paulo, 24 de novembro de 2024

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31/08/2024

Renovação da concessão da FCA pode movimentar quase R$ 30 bi

(01/09/2024) – A conclusão da renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela operadora VLI, deve propiciar um novo ciclo de investimentos nesta via férrea.

Os recursos, estimados em cerca de R$ 24 bilhões, deverão ser usados para a aquisição de vagões, locomotivas e na modernização da ferrovia. Outros R$ 5 bilhões serão referentes a outorga e compensações, que incluem o acesso ferroviário ao Porto de Aratu (BA), obras para resolução de conflitos urbanos e investimentos diversos.

A proposta de renovação antecipada da FCA foi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será levada a audiências públicas para a oitiva das partes interessadas, de modo a ressaltar o caráter transparente do processo.

De acordo com a estimativa dos cadernos de demandas que foram atualizados para o prosseguimento do processo, a renovação antecipada da FCA aumentará em 46% o volume de cargas transportadas pelos seus trilhos em um novo ciclo da concessão, devendo ainda gerar cerca de 10 mil empregos diretos.

Nova Era – “A renovação antecipada da concessão é um projeto moderno, que nasce dentro do novo formato do governo federal para processos do gênero e já incorpora inovações regulatórias recentes em seu escopo”, afirma Fábio Marchiori, CEO e CFO da VLI. “É uma renovação que simboliza uma nova era de transformação na logística nacional”.

De acordo com o executivo, ao direcionar recursos para a modernização da ferrovia, os investimentos irão indiretamente fortalecer a indústria e elevar a eficiência de setores estratégicos para a economia nacional, como o agronegócio, a siderurgia e a construção civil, todos atendidos pela malha da FCA.

Os investimentos na ferrovia terão como foco a modernização e a ampliação da infraestrutura logística a partir de obras para construção de novos trechos e ramais ferroviários, realocação de pátios de cargas e soluções integradas para resolução de conflitos rodoferroviários.

Já o investimento em vagões, além de proporcionar um forte estímulo às fabricantes nacionais de material rodante, permitirão o aumento da velocidade no transporte de carga e reforçarão os esforços atuais da companhia para a redução das emissões de carbono.

VLI – A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta cargas por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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