(25/08/2024) – Em 2024, a ANCA está completando 50 anos de atividades, com destaque na produção de retificadoras para a produção de ferramentas de corte. Com sede na Austrália, a empresa já vendeu mais de 10 mil máquinas CNC de 5 eixos para cerca de 2.500 clientes em todo o mundo.
A empresa estima que cerca de 1,1 bilhão de ferramentas foram criadas usando suas retificadoras. “É muito improvável que se encontre algum equipamento avançado, em qualquer lugar do mundo, que não tenha sido tocado por uma ferramenta de corte que tenha sido fabricada em uma de nossas máquinas”, comenta o co-fundador da ANCA Pat Boland, que destaca que entre os clientes da marca estão empresas como Boeing, Rolls-Royce, Iscar, Sandvik, Sutton Tools e muitos outros nomes conhecidos.
Boland, em parceria com outro Pat (Pat McCluskey), fundou a ANCA em 1974. As atividades iniciais foram realizadas num quarto vago de sua casa. “Não era sobre dinheiro no começo e, para mim, não é sobre dinheiro agora… Eu me divirto projetando novas máquinas”, explica McCluskey.
“Mesmo antes de começarmos a ANCA, Pat e eu sempre fomos motivados pelo simples desejo de fazer com que as máquinas fizessem as coisas melhor. Minha filosofia nos negócios é que se você sempre fizer o que sempre fez, sempre obterá o que sempre obteve. Novas ideias e novos pensamentos são a base do nosso negócio.”
As máquinas de retificação CNC da ANCA são exportadas para todo o mundo, com 98% de sua receita sendo gerada por exportações. O Grupo ANCA também fabrica equipamentos e softwares associados, incluindo braços robóticos, software e sistemas de controle, e oferece serviços de automação e tecnologia para fabricantes de máquinas OEM.
A empresa reinveste cerca de 10% das receitas em P&D. Esta postura fez com que a empresa alcançasse o pioneirismo com vários desenvolvimentos. Entre eles, o primeiro probe para ferramentas de digitalização; o primeiro modem para suporte e diagnóstico em uma máquina, e a primeira simulação 3D completa e verdadeira do processo de retificação.
Para marcar a ocasião do 50º aniversário a empresa está realizando uma série de open houses, seminários, eventos e participando de feiras comerciais em todo o mundo. Como a inovação motivou a ANCA ao longo da história da empresa, novos produtos e desenvolvimentos estarão no centro das comemorações do 50º ano.
Em feiras comerciais globais e eventos ANCA Open House, os fabricantes de ferramentas de precisão podem experimentar novos hardwares e softwares para fabricação de microferramentas e ferramentas de engrenagem, preparação de arestas, fabricação em circuito fechado e automação. Entre os exemplos estão a nova retificadora CNC MicroX, usando tecnologia de controle nanométrico, a ANCA Machine Intelligence para produzir microferramentas de qualidade nunca vista e o sistema AIMS, o primeiro e único sistema autônomo do mundo para fabricação de ferramentas.