(18/08/2024) – Não é novidade para ninguém que o parque fabril brasileiro é antigo, com média de idade das máquinas de15 anos. Assim, é possível imaginar que muitas dessas máquinas não são mais produzidas, seja porque o fabricante original não existe mais, foi adquirido por outro ou ainda que não têm mais representantes ou distribuidores locais.
Pois bem, e se essa máquina quebra? Como encontrar aquela peça mecânica ou eletroeletrônica? “Essa é a dor de cabeça de muitos departamentos de Compras (ou Técnico) de indústrias no Brasil. E quando conseguem encontrar o fornecedor ou o distribuidor da peça o prazo de entrega é de 30, 60 dias ou mais… Até lá, aquela máquina ou a linha inteira de produção terá ficar parada”, diz Leonardo Silva, diretor da MT Automation.
Um dos fundadores da MT Automotion, Silva conta que a empresa foi criada justamente para facilitar a vida dos compradores das indústrias brasileiras. A ideia nasceu da experiência dos três sócios que por vários anos trabalharam no Departamento de Compras. Ele e Bruno dos Anjos, em uma grande fabricante de autopeças, com um parque fabril de mais de 200 máquinas, e Marcelo Romano, diretor Comercial da MT, em um fabricante de máquinas.
Em crescimento constante, a MT Automation foi instalada em Jundiaí (SP) há sete anos. “Nós nos estruturamos através da formação de uma grande rede de fornecedores e parceiros em todo o mundo para localizar peças de reposição obsoletas e trazê-las para a nossa base no Brasil no mais curto prazo possível. Hoje estamos trabalhando com prazo de entrega de 7 a 10 dias úteis”, afirma.
Recentemente a MT Automation montou escritório na Inglaterra e mantém uma rede de parceiros na China e em outros países da Ásia, nos Estados Unidos e em vários países da Europa.
Internamente, se transferiu setembro do ano passado para novas instalações em Jundiaí, com maior área de estoque para as peças maior demanda. Também desenvolveu um software próprio de processamento das solicitações, que agiliza o processo de atendimento e a confecção de orçamentos. “Hoje, somos capazes de apresentar um orçamento entre duas e quatro horas”.
A MT Automotion trabalha com as seguintes categorias de peças: eletroeletrônicas, mecânicas, pneumáticas e hidráulicas. Entre elas, módulos PLC, encoders, servomotores, servodrives, contatores, disjuntores etc.
EXPANSÃO – Os bons resultados levaram a empresa a ampliar a rede de representantes no Brasil para dar vazão à nova capacidade da empresa. Foram contratados três novos profissionais. “Vamos fechar este ano com três vezes mais funcionários do que em nosso início”, informa Silva.
De 2022 para 2023, o faturamento da MT Automation cresceu 84%. Até julho os negócios já apresentavam alta de 104%. “Com as novas frentes de vendas, nossa expectativa é de fechar 2024 com alta de 120%”, completa.