(21/07/2024) – RAV Componentes é a nova denominação da RAV Correntes. A fabricante de peças mecânicas gaúcha, com sede no município de São Marcos, tomou a decisão para reposicionar a marca no mercado, já que ampliou tanto o seu portfólio de produtos – originalmente restrito à fabricação de correntes de elo soldado –, como os setores atendidos.
A companhia, que foi fundada em 2017, hoje atende, entre outros, segmentos como o de transporte rodoviário de cargas e o agronegócio. Com o novo nome, a RAV espera tornar mais claro para o mercado o atual escopo de atuação da companhia.
“Trocando a denominação, adequamo-nos melhor à realidade de nossa linha de produtos e às áreas do mercado que se tornaram nossas clientes” explica Camila Brezolin, sócia-diretora da empresa. “Era uma providência mais do que necessária”.
De acordo com Brezolin, com o passar dos anos, a RAV buscou novas oportunidades no mercado e passou a também fabricar dobradiças, engates fêmea, ganchos, grampos fixadores e pinos, entre outros produtos. Os seus componentes para fixação e travamento são utilizados principalmente nos implementos rodoviários e agrícolas.
Hoje, além de atender as principais marcas do setor logístico do país, a RAV Componentes é uma importante exportadora brasileira, estando seus produtos presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
Como a RAV dispõe de engenharia própria e atualizada, tem capacidade de desenvolver os próprios produtos e, a pedido do cliente, entregar soluções customizadas. A empresa recentemente também internalizou a produção e verticalizou processos antes terceirizados, em busca de custo menor e logística facilitada.
Foram incorporadas, por exemplo, atividades de corte a laser, galvanização e montagem de alguns produtos, assim como os processos de furação e montagem. Uma nova máquina a laser foi adquirida.
“A agilidade de produção e entrega, aliada à qualidade e a capacidade de inovação, estão no DNA da empresa, e continuarão em crescente evreolução”, diz Brezolin. “Somos uma companhia em constante movimento e o reposicionamento da marca, além dos projetos de implantação da filosofia Lean e demais melhorias em nossos processos, são a prova disso”, completa a executiva.