(21/07/2024) – O setor industrial brasileiro aumentou 7,1% sua representatividade na economia brasileira, com saldo positivo de cerca de 252 mil novas empresas entre abril de 2023 e abril de 2024.
Atualmente, o país concentra cerca de 3,8 milhões de unidades industriais — sendo 1,9 milhão situadas só na Região Sudeste.
É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, publicada anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional.
Na vice-liderança desse ranking, aparece a Região Sul respondendo por 900.479 estabelecimentos, seguida por Nordeste com 543.318, Centro-Oeste e suas 334.187 unidades e, por último, a Norte contando com 151.917 empresas.
Confirmando os números acima, os maiores mercados industriais atualmente são, respectivamente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
O levantamento detalha, ainda, a natureza jurídica do montante presente no país. Destaca-se a grande concentração — cerca de 2,7 milhões — de Microempreendedores Individuais (MEIs), em detrimento dos demais segmentos que, juntos, chegam a 1,1 milhão de CNPJs.
Isso explica, em parte, porque o grosso da indústria brasileira é constituído por indústrias de baixa ou média intensidade tecnológica (embora existam muitas microempresas com tecnologia de ponta).
Predominam no país fábricas pequenas ou médias de produtos de pouco conteúdo tecnológico, como alimentos industrializados e bebidas, têxteis, móveis e utensílios, calçados e os mais diferentes tipos de objetos utilizados no dia a dia, que em geral têm pouco valor agregado.
Daí também a decrescente participação da indústria no portfólio das exportações brasileiras. A liderança tem pertencido às commodities agopecuárias e de mineração, com mais de 50% das exportações brasileiras desde 2009, quando o percentual foi de 53%. Em 2022, a participação foi de 68% e, em 2023, de 69%.
Os poucos produtos industriais brasileiros que têm presença no mercado externo são os aviões da Embraer, automóveis e alguns tipos de equipamentos industriais, como bombas e compressores, e modalidades de produtos siderúrgicos semiacabados.