(10/07/2024) – A produção de veículos no primeiro semestre foi de 1,138 milhão de unidades, volume apenas 0,5% superior ao do ano passado. “Se os emplacamentos de importados e as exportações do 1º semestre de 2024 tivessem sido iguais aos volumes registrados no mesmo período de 2023, o aumento da produção seria de 11%, o que dá uma dimensão do desafio que precisamos enfrentar”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, durante coletiva de imprensa na semana passada.
Diante desse quadro, a entidade decidiu rever suas projeções para 2024, feitas no final do ano passado. A maior revisão se deu no item exportações, que tinham expectativa de alta de 0,7%, mas agora têm projeção de recuo de 20,8%.
“A queda considerável nas exportações, somada à alta desenfreada nas importações, faz com que a produção deixe de crescer no mesmo ritmo do mercado interno”, informa a Anfavea. Assim, o crescimento da produção foi revisto para baixo, de 6,1% para 4,9%. Nos primeiros seis meses do ano, 165,3 mil autoveículos deixaram o país, queda de 28,3% sobre o mesmo período de 2023. É o pior resultado desde 2009, excetuado 2020, auge da pandemia.
Melhor Junho desde 2019 – De acordo com a entidade, as vendas internas são até aqui o indicador mais positivo do setor automotivo. “Este foi o melhor junho desde 2019 em emplacamentos, e teve a maior média diária deste ano, com 10.715 unidades, volume bem próximo ao que se verificava antes da pandemia”, informou. No acumulado do ano, foram 1,144 milhão de veículos emplacados, com significativa elevação de 14,4% sobre o primeiro semestre de 2023.
Esse bom ritmo fez a entidade rever para cima as projeções de vendas no ano, de 6,1% para 10,9%, para um volume de 2,560 milhões de autoveículos. “A questão é que boa parte desse crescimento vem sendo absorvida por veículos importados, em especial da China”, alertou a entidade.
Aumento desenfreado das importações – No primeiro semestre o Brasil registrou quase 200 mil emplacamentos de modelos importados, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado. Dessas 54,1 mil unidades a mais, os veículos de origem chinesa representaram 78% do total, com alta de 449% sobre o 1º semestre de 2023.
“Temos o Imposto de Importação mais baixo para modelos elétricos de origem chinesa do planeta, entre os países produtores, o que serve de atrativo para a importação acima de um saudável patamar de equilíbrio. Isso vem prejudicando nossa produção e ameaçando nossos investimentos e empregos. Por isso a demanda urgente da elevação do Imposto de Importação para 35%, como ocorre com outros importados. E que seria um patamar relativamente baixo frente ao de outros mercados importantes”, explicou o presidente da Anfavea.
Lima Leite também atacou a proposta de incluir automóveis e comerciais leves no Imposto Seletivo, dentro da Reforma Tributária. “Os contribuintes brasileiros já pagam impostos além da conta e não faz sentido pagar mais caro por um ar mais poluído. O Imposto Seletivo foi concebido com o objetivo de reduzir o consumo de produtos considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Ao adotar a medida, iremos na contramão, dificultando o acesso a modelos menos poluentes e mais seguros, e retardando de forma temerária e renovação da frota nacional.”