(07/07/2024) – A Igus, empresa de origem alemã que desenvolve e fábrica produtos plásticos voltados para a movimentação, inaugurou uma nova unidade no Brasil, na cidade de Joinville (SC), com foco em automação e robótica.
O local é um misto de showroom e centro de testes e acompanhamento. A ideia é de que, ali, clientes, prospects e estudantes universitários possam testar os produtos e aplicações desenvolvidos pela companhia, que com o empreendimento pretende especialmente divulgar soluções de automação acessíveis e de baixo custo.
A unidade tem aproximadamente 300 m², divididos entre estoque, showroom com máquinas, mini-auditório para palestras, salas de reuniões e estações de trabalho. A companhia, que tem sede em Jundiaí (SP), investiu cerca de R$ 500 mil na implantação do projeto.
De acordo com Marcelo Pimenta, CEO Brasil e Latam da igus, a escolha por Joinville deu-se devido ao papel crescente da cidade como um importante polo industrial de automação do país.
“Joinville hoje é reconhecida como referência para empresas inovadoras e de alta tecnologia”, explica Pimenta. “E Santa Catarina é um mercado substancial para a Igus. No ano passado, o estado representou 12% do faturamento nacional da empresa”.
O executivo afirma que, para além de Santa Catarina, o próprio mercado brasileiro de robótica está crescendo de forma acelerada. Ele cita que, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, em 2020 o número de robôs aumentou 68% no país, passando de 60 mil para 101 mil, com 24 mil já em operação.
“E vale destacar que esse crescimento é impulsionado por avanços tecnológicos em inteligência artificial e internet das coisas”, sublinha. “A expectativa é que o setor movimente cerca de US$ 260 bilhões até o ano de 2030”.
Para Pimenta, a implementação crescente da robótica na indústria hoje é vista como natural no Brasil. Pois claramente favorece a competitividade, permitindo uma produção precisa e de qualidade.
“Isso é especialmente relevante para empresas que buscam soluções de automação enxutas e mais baratas, como as que a unidade em Joinville apresenta ao setor”, diz o CEO da Igus. “O nosso objetivo é disponibilizar sistemas eficientes que tenham um retorno rápido sobre o investimento inicial e também sobre os posteriores”.