(23/06/2024) – Milhares de indústrias e empresas do Rio Grande do Sul estão enfrentando o desafio de religar motores e quadros de energia elétrica danificados pela enchente. Mas como restabelecer a condutividade elétrica das instalações e equipamentos de forma segura e eficaz?
De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic, a tarefa, obviamente, deve ser executada por eletricistas profissionais para evitar acidentes, pois exigirá bastante especialização, dedicação e cuidado. Será preciso antes de tudo remover resíduos de água, lama e demais sujeiras que ficam impregnadas nas peças.
Segundo a empresa, o risco dos componentes elétricos já estarem oxidados também é grande. Neste caso, o trabalho é ainda maior, pois a oxidação precisa ser removida completamente para evitar que a passagem de corrente elétrica seja prejudicada e cause riscos de superaquecimento, curtos-circuitos, explosões ou mesmo incêndios.
Para Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic, a tarefa de limpar e desoxidar quadros elétricos e motores após enchentes pode ser facilitada com o uso de soluções químicas, como as dos produtos Limpa Contato Elétrico, Limpa Latão e Desengraxante Dielétrico.
“Essas soluções foram desenvolvidas pela Quimatic para garantir o máximo de segurança, agilidade e eficácia na limpeza e desoxidação de componentes elétricos”, afirma. “Nesse momento em que há tanto trabalho a fazer no Rio Grande do Sul, o uso desses produtos é bastante estratégico, pois ajudará os profissionais do setor elétrico a trabalhar de forma mais rápida e assertiva.”
Os Limpa Contatos Elétricos são ideais para remover oxidação, sujeira e gordura de quadros elétricos, interruptores, disjuntores, bocais de lâmpadas, tomadas, plugs de telefonia e internet, bem como de equipamentos eletroeletrônicos que podem ser recuperados.
Para as conexões e barramentos de cobre, a Quimatic indica o uso do Quimatic Limpa Latão, que remove a oxidação e o zinabre em poucos segundos, renovando a superfície dos metais amarelos sem esforço físico ou uso de ferramentas abrasivas.
Já o Desengraxante Dielétrico Quimatic, que é não inflamável, é indicado para a limpeza dos motores elétricos afetados pela enchente.