São Paulo, 26 de novembro de 2024

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22/06/2024

CBMM, Toshiba e Volks testam ônibus elétrico com bateria de nióbio

(23/06/2024) – A Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Toshiba e a CBMM iniciaram na última quarta-feira, 19, os primeiros testes em operação real de um protótipo de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial.

A vantagem dessa tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos. Além da maior segurança, a bateria oferece uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.

A CBMM, que tem papel importante na produção e comercialização de produtos de nióbio, e a japonesa Toshiba trabalharam por seis anos em cooperação para desenvolver a bateria.

A tecnologia foi desenvolvida à base de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio, que alimentam as células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO.

Em 2021, o projeto incorporou a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o que permitiu a aplicação desta bateria inovadora em um ônibus elétrico através do desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento térmico, energético e carregamento ultrarrápido.

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para o produto”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM. “O nosso principal segmento é o siderúrgico, mas esperamos um crescimento acelerado do setor de baterias de agora em diante, com a evolução dos materiais”.

Os testes com o ônibus-protótipo servirão para validar e aperfeiçoar a tecnologia em uma operação real. O veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto.

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh.

O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, o projeto deve englobar uma pequena frota destinada a esta validação. A expectativa é de que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.

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