(05/05/2024) – Fabricante de ferramentas especiais, a Hanna Tools tem obtido bom desempenho nos mercados nacional e internacional. Nos últimos quatro anos, a empresa de Limeira (SP) tem registrado crescimento constante, sempre na casa dos dois dígitos.
Para tanto, tem procurado investir nas melhores tecnologias disponíveis para o mercado de PCD com o objetivo de se equiparar aos seus principais concorrentes que, em geral, são multinacionais. Um exemplo é a afiadora a laser. “Fomos a primeira empresa do Brasil, incluindo as multinacionais que operam aqui, a adquirir uma máquina como esta, capaz de fazer roneamento a laser e quebra-cavacos nas pastilhas de PCD e CBN”, explica Lucas Hanna, da terceira geração da família que criou a empresa há 82 anos e que assumiu recentemente a direção geral da companhia.
Outros investimentos recentes citados pelo diretor são o equipamento de solda a vácuo, automatizado, e o microscópio de varredura eletrônica Alicona. Este sofisticado microscópio tem capacidade para scannear e fazer imagens 3D das ferramentas, detalhando inclusive o roneamento. A planta também recebeu uma máquina para afiação de insertos especiais, uma multitarefa e acaba de ser instalado um centro vertical de 4 eixos para ampliação da produção.
Esses investimentos vêm complementar outras ações, como a recente divisão da empresa em duas: a Hanna Tools e a Hanna Energy, que produz ferramentas para produção de equipamentos de troca térmica. Enquanto a divisão Energy ganhou um novo prédio, a divisão Tools passou a contar com mais área para expandir a produção.
Exportação – Outro movimento da empresa foi a instalação de um escritório comercial no México. O plano é instalar lá uma unidade para afiação e recondicionamento de ferramentas. Lucas Hanna explica que o país é, atualmente, o principal destino das exportações da empresa que respondem por 20 a 25% do faturamento. “Temos clientes hoje nos Estados Unidos, Alemanha, China e em Portugal e na Espanha, países onde contamos com distribuidores”, informa, acrescentando que a Hanna já exportava há vários anos, processo que se acentuou após a parceria global estabelecida com a Sandvik Coromant em 2014.
O diretor lembra ainda que a empresa também tem realizado contratações nas áreas técnica e comercial. Entre estas, ele destaca a recente admissão do novo gerente de Vendas, Fernando Garcia de Oliveira, ex-Sandvik Coromant, com larga experiência no mercado de ferramentas e que nos últimos anos se especializou no mercado de ferramentas para a usinagem de alumínio.
“A Hanna, em seus 82 anos de existência, se caracterizou por ser uma empresa familiar, com tomadas de decisão centralizadas. Com a vinda do Fernando Oliveira, um dos nossos objetivos é profissionalizar mais a gestão da empresa”, comenta.
2024 – Nos últimos anos, a Hanna tem crescido e expandido a área de atuação. O diretor explica que recentemente empresa conseguiu penetrar em um novo segmento, o de produção de lentes de óculos, fornecendo ferramentas de fresamento para o acabamento final desses produtos. “Já estamos atendendo os principais fabricantes de lentes do Brasil”, conta.
A empresa também está bastante confiante na recuperação do setor automotivo e principalmente no aumento do mercado de peças e componentes de alumínio nesse segmento. “Hoje estamos dentro de todas as montadoras instaladas no país e também temos sentido uma retomada nas vendas para o setor de pesados”, informa.
“Nossa expectativa para 2024 é de um crescimento de 12% sobre o faturamento obtido no ano passado”, conclui o diretor. “O primeiro trimestre foi muito bom, com crescimento dentro do planejado”.