(10/03/2024) – A montadora chinesa BYD anunciou na última terça-feira, 5, que dará início imediato às obras de readequação do espaço onde instalará a primeira fábrica de carros elétricos do país, em Camaçari, município industrial da Grande Salvador, na Bahia.
O complexo, de 4,6 milhões de m², era antes utilizado pela Ford, que entregou o terreno ao governo baiano no fim do ano passado. A BYD pagou pelo terreno R$ 287,8 milhões. O investimento para a construção do polo industrial é estimado em cerca de R$ 3 bilhões, com a geração de aproximadamente 10 mil empregos.
De acordo com a empresa, na primeira fase de obras serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m². As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores.
A BYD espera colocar em operação a unidade fabril entre o fim de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade de produção de quase 150 mil unidades por ano. Serão montados em solo brasileiro o Dolphin Mini – recém-lançado no Brasil –, o Dolphin e o Yuan Plus, além do SUV híbrido Song Plus.
A produção local de peças para a montagem dos carros ficará, inicialmente, em torno de 25%, subindo gradualmente conforme a cadeia de suprimentos seja estabelecida. A estimativa da empresa é de a nacionalização de peças chegar a 60% em 5 anos.
Numa segunda fase, a BYD pretende, com novos investimentos, construir uma segunda fábrica, destinada à montagem local das baterias, além de um terceiro complexo, para caminhões e ônibus.
“Esta fábrica e os nossos projetos futuros vão gerar muitas oportunidades. Não apenas em termos de geração de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e a uma economia mais sustentável”, disse Tyler Li, presidente da BYD do Brasil, durante a cerimônia promovida em conjunto com autoridades do governo da Bahia para o anúncio do começo das obras.
Atualmente, a fabricante é a 10ª no ranking geral de vendas no Brasil, mas é a líder tanto na comercialização de carros elétricos quanto híbridos, hoje todos importados. A fábrica em Camaçari permitirá que seus veículos sejam vendidos a preços mais baratos no país.