São Paulo, 26 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/03/2024

A novela da Ford em Camaçari vai ter novo capítulo?

(03/03/2024) – A novela da fábrica da Ford parecia ter chegado ao fim, com a compra do terreno pelo Governo da Bahia e o interesse tantas vezes anunciado da chinesa BYD em construir lá três fábricas, com investimento previsto de R$ 3 bilhões.

Porém, ao que parece a novela terá uma segunda temporada. Ou pelo menos um novo capítulo. Na semana passada, a Folha de São Paulo publicou que o terreno e as máquinas e equipamentos da Ford, que ainda estão nas instalações, tem um novo interessado: a Lecar.

Segundo a notícia publicada pela Folha, a Lecar – montadora brasileira de carros elétricos – protocolou uma manifestação de interesse em adquirir tanto a área quanto os seus ativos. A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo e está em processo de instalação de sua primeira fábrica em Caxias do Sul (RS), para a fabricação do Lecar Model 459, pretende estabelecer em Camaçari a montagem de um outro modelo: um carro elétrico popular com preço final de até R$ 100 mil e 300 km de autonomia.

A fábrica da Ford em Camaçari – fechada desde o início de 2021 – está instalada em terreno de 4.687.117,00 m², com área construída de 315 mil m², uma pista de testes completa com área de 200 mil m² e pátio com 50 mil m². Quando em operação, a unidade tinha capacidade de produção de até 400 mil carros por ano.

Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, informou que visitou as instalações da Ford com o objetivo de adquirir equipamentos usados, como robôs e esteiras. Foi durante essa visita que descobriu que o processo que envolve o futuro uso da área ainda estava aberto, já que o chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) se encerraria apenas no último dia 28 de fevereiro.

De acordo com a Folha, Assis avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, disse o empresário ao jornal.

Assis também teria feito comentários a respeito da qualidade dos ativos. “Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros elétricos brasileiros”. Há robôs que, por meio de câmeras, fazem a avaliação geométrica da estrutura do carro, garantido a conformidade das medidas e dimensões das estruturas.

Também chamaram a atenção do empresário os equipamentos da área de soldagem, de montagem de bancos, painel, instalações e colagem de vidros, análises dimensionais e calibração com precisão absoluta. “Uma prensa de 12 mil toneladas e seis setores podem produzir as estruturas metálicas e nossas carrocerias”, disse.

No pacote de ativos também está disponível a célula robotizada de montagem e instalação de teto solar. “A Ford trouxe para Camaçari o que existe de melhor no mundo para fabricar os seus carros. Queremos ter o privilégio de usar essas máquinas na fabricação de carros elétricos 100% brasileiros”, afirmou.

Após protocolar o interesse na compra da fábrica junto ao governo da Bahia, a Lecar aguarda a conclusão do processo. “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, comentou Assis.

No site da Lecar, também na semana passada, foi reproduzida uma notícia publicada pela revista Auto Esporte. O título da matéria: “Elon Musk brasileiro” quer brigar com a BYD pela fábrica da Ford na Bahia.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.