(25/02/2024) – O acordo entre a Suspensys, integrante do grupo Randoncorp, e a Mercedes-Benz do Brasil começou a tomar forma em dezembro com o início das obras da nova fábrica da fabricante de autopeças em Mogi Guaçu (SP). A nova unidade receberá investimento de R$ 150 milhões, deve entrar em operações no início de 2025 e gerar em torno de 200 postos de trabalho diretos.
Na nova fábrica serão produzidos eixos dianteiros, item que está sendo acrescido ao portfólio da fabricante global de sistemas de suspensões e eixos para veículos comerciais. Pelo acordo, com vigência de 10 anos, a Suspensys passará a responder por 100% do fornecimento do componente para a Mercedes. A operação foi aprovada em janeiro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Conforme o COO da divisão de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, a fábrica será erguida dentro dos conceitos de Manufatura 4.0. A expectativa é que o negócio gere receitas adicionais de cerca de R$ 7 bilhões durante a vigência do contrato, tornando a Suspensys a segunda maior fabricante deste tipo de produto no país.
“Estamos em fase de construção da nova unidade, fazendo a transferência dos ativos para validar nossos processos internos para início de produção em 2025”, disse o executivo. “O movimento fortalece a estratégia de longo prazo da empresa, adiciona uma gama de produtos inédita ao seu portfólio e amplia sua presença no mercado OEM, reforçando sua parceria com uma grande montadora global com atuação no Brasil”.