(29/10/2023) – A Sandvik fechou acordo para adquirir a Buffalo Tungsten, Inc. (BTI), fabricante de pó de tungstênio, com sede nos EUA, e que atua principalmente na América do Norte. A empresa será integrada à unidade de negócios Sandvik Machining Solutions (SMS).
Com a aquisição da BTI, a Sandvik pretende “expandir ainda mais a sua presença no mercado norte-americano e fortalecer suas capacidades regionais na cadeia de valor de fabricação de componentes”.
Segundo a empresa, a integração da BTI oferece potencial de sinergia, otimizando o fornecimento de materiais e aumentando a taxa de pó de tungstênio produzido no mercado norte-americano, nas instalações da empresa no estado de Nova York.
As operações da BTI, nos EUA, irão complementar a produção já existente de produtos similares da Sandvik na Wolfram em St. Martin, na Áustria.
“Com a aquisição da BTI damos um passo importante na nossa ambição estratégica de reforçar a nossa presença no mercado norte-americano. A BTI aumentará nossa capacidade regional para produzir pó de tungstênio localmente nos EUA, o que melhorará nossa posição competitiva”, afirma Stefan Widing, presidente e CEO da Sandvik.
“Com a BTI poderemos atender melhor à demanda dos clientes, o que nos dará grandes oportunidades na América do Norte”, afirma Nadine Crauwels, presidente da Sandvik Machining Solutions. “O contrato da BTI para energia hidrelétrica limpa do Niagara Power Project também nos permitirá fabricar tungstênio de forma mais sustentável”.
A BTI foi fundada em 1987, possui 48 funcionários e está sediada em Depew, Nova York. Em 2022, a empresa gerou receitas de cerca de 333 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 30 milhões). As partes concordaram em não divulgar o preço de compra. A transação deverá ser concluída no quarto trimestre de 2023.