(01/10/2023) – A fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas Vestas e a alemã ZF Wind Power, que produz caixas de transmissão de energia eólica, firmaram parceria com a brasileira ABS Wind para a manutenção 100% local de componentes produzidos pela ZF Wind Power em território brasileiro.
A parceria – que irá contar com a participação de colaboradores homologados da unidade da ABS Wind em Macaíba, no Rio Grande do Norte – objetiva garantir maior eficiência e agilidade no tratamento de demandas geradas pelos clientes regionais da Vestas.
“O acordo representa à perfeição a nossa preocupação em atender prontamente as necessidades dos clientes, principalmente dos que estão localizados na Região Nordeste do país”, diz Rodrigo Ugarte, vice-presidente de Suprimentos da Vestas Latam. “E é outra prova do compromisso da Vestas com sua agenda pela descarbonização e transição energética, e pela reindustrialização verde do Brasil”.
Segundo Ugarte, o desenvolvimento de um site com a ABS Wind em Macaíba também reforça, especificamente, o compromisso estabelecido pela Vestas com o estado do Rio Grande do Norte, líder nacional em capacidade instalada de energia eólica em terra, com impressionantes 6,6 GW, e que apresenta grande potencial offshore, estimado em mais de 140 GW, segundo revelou recentemente a governadora do estado, Fátima Bezerra.
“Na verdade, estamos praticamente trabalhando em conjunto com o governo potiguar, fazendo do estado um verdadeiro hub de atendimento e serviços para os parques da região”, explica o executivo. “O nosso trabalho, além de gerar uma infraestrutura mais densa e eficaz para o atendimento dos clientes, também vem garantindo novos postos de trabalho qualificados para os profissionais do setor de energia renovável”.
Companhia de alcance global, a Vestas é hoje uma das mais atuantes na área de energia sustentável. A empresa, além de projetar, fabricar e instalar turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo, ainda cuida dos serviços de manutenção que elas necessitam. O seu portfólio conta com mais de 169 GW de turbinas eólicas em 88 países, tendo participado da instalação de diversos parques eólicos onshore no Brasil.