São Paulo, 06 de maio de 2025

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09/10/2011

Fenaf 2011: destaques da Fagor, Nemak e Teksid

(09/10/2011) – Com mais de 500 expositores e área de 34 mil m², 10% superior à edição anterior, a Fenaf 2011 – Feira Latino Americana de Fundição foi realizada de 4 a 7 no Expo Center Norte, em São Paulo. Simultaneamente foi realizado o 15º Conaf – Congresso de Fundição. De acordo com os organizadores, o evento atraiu 35 mil visitantes.

Fundição de ferro e alumínio, a Teksid destacou na feira material desenvolvido pela própria empresa. “Nossa grande novidade são os cabeçotes e blocos de motor feitos com HPI (High Performance Iron), uma liga exclusiva da Teksid, desenvolvida no Brasil, e que oferece propriedades mecânicas superiores às ligas cinzentas convencionais”, informa Raniero Cucchiari, diretor Comercial da Teksid.

Para o diretor, o setor de fundição nacional vive momento positivo, em grande parte graças ao desempenho do setor automotivo, principal consumidor de fundidos no País. “Em 2011, estamos investindo R$ 2,2 milhões no Brasil e esperamos aumentar o montante de investimentos para R$ 3 milhões no próximo ano”.

Multinacional mexicana, com filial no Brasil instalada em Betim (MG) e fabricante de componentes fundidos em alumínio, a Nemak expôs os blocos e cabeçotes em alumínio. O destaque no estande era o motor Sigma, da Ford, com bloco e cabeçote em alumínio, produto que tem grande participação da Nemak em sua fabricação.

Para Henrique Santana Lins, diretor Comercial da Nemak para a América do Sul, a feira não é apenas uma oportunidade para expor produtos, mas também para se relacionar com clientes e fornecedores. “Viemos para a feira também com o objetivo de encontrar novos fornecedores de máquinas pesadas, equipamentos de fundição e prestadores de serviço”, observa.

Já a Fagor Ederlan apresentou vários produtos. “Estamos mostrando várias peças ligadas ao setor automotivo, desde componentes de segurança de veículos, como freios, eixos e suspensões até cabeçotes, caixas de câmbio, discos e tambores, todas fornecidas já usinadas”, informa Juan Alberro, diretor-presidente da filial brasileira.

“Chegamos ao Brasil em 2001 e desde então já investimos mais de R$ 120 milhões de reais”, afirma Alberro, lembrando que os investimentos mais recentes (cerca de R$ 2 milhões) foram realizados na área ambiental. A destinação de novos recursos para o aumento da capacidade produtiva, segundo o executivo, irá depender da demanda do setor automotivo brasileiro. “Em 2011 iremos crescer, mas ainda não temos sinalizações de como irá se comportar o mercado brasileiro em 2012”. (Reportagem: Pedro Henrique)

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