(09/10/2011) – A Mapal apresentou vários novidades na EMO 2011. Entre elas, uma inovação: o desenvolvimento de hastes em fibra carbono (CFRP) e plástico reforçado para ferramentas de corte. Na feira, foram apresentadas barras de mandrilar com o novo material.
A empresa alemã explica que barras de mandrilar de aço ou alumínio, com uma ou duas ferramentas, são normalmente utilizadas para usinar grandes furos de 500 mm. Nestas operações, com as flutuações de temperatura, variações dimensionais podem surgir devido à expansão térmica do material. A readaptação da ferramenta e um controle adicional são obrigatórios.
Para evitar esses custos de produção, a Mapal desenvolveu as ferramentas com o corpo e haste em CFRP. Segundo a empresa, a maior vantagem está na reduzida expansão térmica do CFRP, que oferece estabilidade dimensional e precisão constante da ferramenta nas flutuações de temperaturas. Além disso, “as ferramentas são fáceis de manusear devido ao peso reduzido e até mesmo ajustes manuais são facilitados em relação às ferramentas convencionais. Há apenas a necessidade de um ajuste fino em um cartucho ajustável, para conseguir a dimensão final e sem a necessidade de ajuste no corpo de CFRP”.
A fabricante informa que o projeto CFRP é adequado para ferramentas com haste para usinagem de diâmetro entre 500 e 3.500 mm. As ferramentas podem ser projetadas para usinagem interna e externa, com duas arestas de corte, em estágio de pré-acabamento e acabamento final, e com uma aresta de corte com contrapeso para balanceamento.