(25/06/2023) – A Nardini fechou o mês de maio com recorde de vendas de máquinas, superando número que não atingia desde 2014. O desempenho está sendo muito comemorado pela empresa – a mais tradicional do setor de máquinas, fundada há 115 anos -, que no ano passado iniciou um processo de recuperação.
Neste processo, a participação na Expomafe 2023 está sendo considerada um marco na história recente da Nardini. O estande atraiu muitos visitantes e grande parte dos negócios realizados em maio foram concretizados na feira ou a partir de contatos lá iniciados.
“Como base de comparação, o volume de vendas de maio de 2023 representa um crescimento de 160% em relação a maio do ano passado, mês em que também participamos de uma grande feira do setor, a Feimec 2022”, ressalta David Gonçalves, diretor comercial da Nardini.
Na avaliação do executivo, o desempenho se deve a um conjunto de fatores, incluindo os esforços realizados para atualizar a linha de máquinas, incorporar novas tecnologias e atender antigas demandas dos clientes.
Um exemplo é o torno convencional ND 325, lançado na feira na versão ND 325 VS New. A máquina – conhecida no mercado como ‘carcaceiro’ – ganhou eixo-árvore de 80 mm (antes era de apenas 46 mm) e a largura do barramento passou de 270 para 340 mm. “Essa era uma demanda antiga dos nossos clientes. As novas características possibilitam a passagem de peças (ou barras) maiores dentro do eixo-árvore, reforçando a rigidez do equipamento, mas mantendo todas as características de usinagem que fizeram o sucesso dessa máquina no mercado brasileiro”.
Ainda na linha dos convencionais, a empresa prepara o lançamento do modelo American Strong, na linha de tornos extrapesados. “Essa era mais uma demanda do mercado. Com ele, passamos a ofertar máquinas com capacidade de diâmetro até 1.700 mm e comprimento de 12 m, segmento só atendido até aqui com máquinas importadas”, diz, acrescentando que “sendo 100% de fabricação nacional, o novo modelo irá contar com várias linhas de financiamento, inclusive Finame”.
CNC Siemens – Na linha de máquinas CNCs, a Nardini também tem novidades. A empresa promoveu atualizações na linha Logic que, recentemente, passou a contar com ferramentas acionadas, o que segundo o diretor representa uma sensível evolução ao permitir que a máquina possa operar praticamente como um centro de torneamento. “Com essa introdução, já conseguimos penetrar em nichos que não estávamos presentes, em especial nos segmentos de autopeças e aeroespacial”, afirma.
Além disso, a partir do próximo mês toda a linha será disponibilizada com CNC da Siemens. “Esta também era uma demanda de nossos clientes. Agora, além da Fagor, os clientes têm a alternativa da Siemens. Esta, aliás, é a novidade que vamos lançar na Intermach, de 11 a 14 de julho, em Joinville, quando iremos apresentar o modelo Logic 195 equipado com o CNC Siemens 808”, informa.
Expectativa – David informa ainda que o movimento em junho segue positivo, acima do esperado, embora não no mesmo nível de maio. “Este também é o resultado, além dos incrementos tecnológicos na linha de produtos, da maior exposição da marca, que voltou a participar de feiras, vem atuando de forma mais forte no mercado e com produtos de excelente custo x benefício”.
Diante do quadro atual, o diretor afirma que a empresa está bastante otimista com as possibilidades de crescimento em 2023. “Nossa projeção para este ano, pelo que estamos observando no mercado a partir da feira, é de que iremos crescer de 60 a 70% na comparação com o ano passado”.
“Nossa fábrica está operando com 100% dos seus departamentos, com nossa fundição própria, caldeiraria, engenharia, usinagem, tratamento térmico, linha de montagem… Temos hoje 400 funcionários”, informa. “E a partir de julho iremos implantar um segundo turno de trabalho para dar conta do aumento das encomendas”.