(21/05/2023) – Empresa familiar, fundada há 96 anos na Alemanha, a fabricante de máquinas Grob se reinventou nos últimos anos. Num curto espaço de tempo, a companhia conseguiu desenvolver e lançar novos produtos que hoje já representam a maior fatia de seu faturamento.
Com fábricas na Alemanha, nos EUA, na China, no Brasil e na Itália, a Grob é uma das principais fabricantes mundiais de máquinas para a produção de blocos de motor e cabeçotes para a indústria automotiva, com faturamento crescente até 2017. Porém, com o rápido crescimento do mercado mundial veículos equipados com motores elétricos, que demandam outro tipo de produtos para a sua fabricação, a empresa se deu conta que precisava mudar o foco. E rapidamente.
E assim foi feito. Os mais de 1,5 mil engenheiros que trabalham nas várias unidades da empresa foram convocados a se debruçar sobre as necessidades em termos de equipamentos que iriam advir da tecnologia de eletrificação. Assim, surgiram os equipamentos que formam hoje a linha e-Mobility, com linhas de montagem de motores elétricos e máquinas, linhas de produção e montagem de células, módulos e conjuntos de baterias e, mais recentemente, as linhas de montagem de células de combustível.
Na lista de novos produtos ainda estão uma família de produtos para automação, com inúmeras soluções (incluindo o desenvolvimento de um AGV), linha de produção de eixo elétrico, sistemas de armazenamento de pallets, ente outros. “Os novos produtos já representam hoje 49% do faturamento da Grob no mundo”, informa Christian Müller, presidente mundial de Vendas da Grob, que esteve no Brasil durante a Expomafe.
“A Grob está se reinventando” – As vendas dos produtos tradicionais da Grob – as máquinas de usinagem e as linhas de produção de motor e cabeçote, que já chegaram a representar 90% da receita – respondem hoje por 42% do faturamento do grupo. “A Grob está se reinventando”, comenta Müller, destacando que metade dos negócios realizados com os novos produtos são para clientes localizados no mercado europeu. 30% são destinados ao mercado norte-americano e 20% para a Ásia, basicamente China e Coreia do Sul.
O resultado é que a receita da Grob voltou a crescer. O recorde de faturamento obtido em 2017, de 1,5 bilhão de euros, foi batido no ano passado: 1,8 bilhão de euros. “A expectativa é que os negócios deste exercício alcancem a marca de 2 bilhões de euros”, diz.
E os novos desenvolvimentos não param. Atualmente a empresa está concluindo o desenvolvimento de máquinas para a produção de peças de grande porte, chamadas de gigacastings, como a parte frontal ou traseira de veículos elétricos, nos diâmetros de 3 x 2 x 2 m.
Müller lembra que a filial brasileira também participou do esforço de engenharia para o desenvolvimento de novos produtos, em especial no desenvolvimento de uma linha para aplicação de resina nos motores elétricos. “Agora, pela primeira vez, a Grob Brasil está entregando duas linhas completas de impregnação para fábricas mexicanas de uma montadora norte-americana”, informa.
E a empresa também não para de se expandir. A fábrica italiana – reinaugurada recentemente – foi totalmente reconfigurada para passar a produzir apenas linhas de montagem de motores elétricos de uso industrial. E uma nova fábrica está prestes a ser inaugurada na Índia, em setembro de 2023.