(14/05/2023) – A filial brasileira da Sumitomo Electric Hardmetal, fabricante japonesa de ferramentas de corte, completa 10 anos de atividades em 2023. “De 2013 até hoje multiplicamos em 10 vezes o nosso faturamento”, afirmou Ivan Berni, gerente-geral de Vendas da Sumitomo Electric Hardmetal do Brasil, no evento de comemoração, realizado durante a Expomafe, na semana passada, no São Paulo Expo.
Posteriormente, em entrevista ao Usinagem-Brasil, o gerente-geral destacou ainda que o faturamento dobrou nos últimos três anos. Em sua avaliação, esse desempenho é resultado de um conjunto de ações, desde a ampliação da rede distribuição – que já soma 31 parceiros distribuídos por todo o País -, novos produtos que tiveram grande receptividade no mercado, caso da linha de fresamento de alto avanço, além de investimentos em softwares e ampliação da equipe técnica.
Para atender e dar suporte a esse crescimento, a filial vai se transferir para um novo prédio – também em Campinas (SP) – nos próximos meses. Será a segunda mudança desde a implantação da filial. Mais amplo, o novo local contará com área de treinamento para até 50 pessoas, para capacitação de clientes e das equipes interna e dos distribuidores, e maior capacidade de estoque.
E uma nova ampliação pode estar a caminho. Durante o evento de comemoração dos 10 anos, Kazuyoshi Kimura, que ocupou o cargo de presidente da filial de 2013 a 2017 e que atualmente é o CEO global da empresa, sugeriu ao presidente atual, Yoshihiro Kuroda, que assumiu o cargo no ano passado, a instalação de um Tech Center no Brasil. “A Sumitomo Electric Hardmetal do Brasil já é uma filial relevante dentro do grupo”, explicou Berni.
Segundo Rafael Ramirez, gerente de Vendas da filial, o crescimento da Sumitomo no Brasil nos últimos anos se deve em parte ao aumento da presença da marca no segmento de máquinas agrícolas e de máquinas da linha amarela e a conquistas de importantes clientes do setor automotivo – fornecedores tier 1 das montadoras. “Este ano nossa estratégia é aumentar nossa participação nos segmentos de implantes e aeroespacial, nos quais ainda temos uma participação tímida”, informou.
10 anos – Para a comemoração dos 10 anos de atividades no Brasil, a Sumitomo reuniu toda a sua força de vendas, com distribuidores, representantes e de vendas diretas, que já soma mais de 150 pessoas. No evento, o gerente-geral apresentou alguns pontos da estratégia da filial para dar continuidade ao crescimento no mercado brasileiro, onde se destacavam ações voltadas a uma maior proximidade com os clientes, visando uma atuação mais propositiva na otimização de processos e na introdução de novos produtos.
Para os próximos anos, a perspectiva é positiva. A começar da própria Expomafe. “Ficamos muito surpresos com o movimento da feira. Recebemos muitas visitas, inclusive de novos clientes, e recebemos boas notícias sobre novos projetos de investimento. Ainda existem obstáculos, como as altas taxas de juros, mas acredito que a partir de junho/julho, o ambiente de negócios deve melhorar bastante”, concluiu Berni.