(16/04/2023) – Fabricante de máquinas especiais, a Addmotion acaba de instalar uma filial no Estado de São Paulo, em Sorocaba. A princípio, a unidade vai abrigar apenas as áreas comercial, de engenharia e montagem. A produção será mantida na fábrica que a empresa mantém no Technopark de Palhoça (SC).
Maicon Damin Vidor, diretor Comercial da Addmotion, conta que a expansão para São Paulo era quase que natural, na medida em que é, hoje, o principal mercado da empresa. “Temos fornecido várias máquinas para empresas instaladas em São Paulo, em especial para indústrias automotivas, de construção civil, rodoviário, de máquinas e implementos agrícolas, entre outras”, diz.
A empresa atende vários segmentos de mercado com vários tipos de produtos, como máquinas para furação, fresamento, rosqueamento, máquinas integradas, de montagem, de gravação a laser, de parafusamento. O destaque, segundo o diretor, são as máquinas especiais para usinagem e máquinas transfer. São máquinas capazes de realizar múltiplas operações simultâneas, trabalhando com vários cabeçotes.
As máquinas são inteiramente desenvolvidas pela Addmotion, a partir do zero, assim como os processos de usinagem e os softwares, que são embutidos nos CNCs da Mitsubishi, empresa com a qual mantém parceria.
Para exemplificar os benefícios de se investir numa máquina especial, Vidor lembra o caso recente de um cliente que precisava produzir uma peça relativamente simples, embora com 3,30 m de comprimento. Na peça seriam executados basicamente 9 furos e 9 roscas, exigindo trocas constantes de ferramentas para a qual o cliente estava cotando uma máquina portal. A solução desenvolvida pela Addmotion, com o emprego de três cabeçotes trabalhando simultaneamente, permitiu ao cliente ganhar em produtividade e eficiência.
De acordo com o diretor, o mercado de máquinas especiais está aquecido e, nos últimos seis anos, a Addmotion tem dobrado de tamanho a cada ano. Em geral, nas concorrências de que a Addmotion participa no mercado nacional, os concorrentes são estrangeiros, especialmente italianos. “A Addmotion só não cresceu mais nos últimos anos por falta de capacidade de produção e mão-de-obra especializada”, diz, acrescentando que este foi um dos motivos de a empresa ter optado por criar equipes de engenharia e montagem em Sorocaba, região onde encontrou mão-de-obra capacitada.
Inclusive para atuar na representação comercial da empresa. Segundo Vidor, é muito difícil encontrar profissionais com conhecimento para realizar a comercialização dos produtos da Addmotion, dada a especialização. Para tanto, a empresa fechou parceria com a Sorotools, de Sorocaba, que atua há mais de 20 anos no mercado de ferramentas, representando marcas como Hurth-Infer e TSA-Fhusa, com larga experiência no desenvolvimento de ferramentas especiais e processos de usinagem.
Paulo Pereira, diretor da Sorotools, conta que está com expectativa muito boa com o novo parceiro. “A Addmotion tem uma experiência de mais de 30 anos no mercado e já conquistou reconhecimento de muitos clientes. Já tivemos muitos leads e em todos os clientes onde apresentamos as soluções da empresa temos sido muito bem recebidos”.
Vidor diz que, para 2023, a expectativa de crescimento da Addmotion é de 25 a 30%. A partir de 2024, espera voltar a registrar crescimentos mais expressivos, quando a empresa e a filial estiverem mais estruturadas para atender a demanda crescente. “Até poucos anos atrás, a Addmotion era uma empresa praticamente familiar, crescendo basicamente a partir de indicações de seus próprios clientes. A partir do próximo ano, com uma estrutura comercial mais sólida, e com a ampliação da estrutura de engenharia e produção, poderemos voltar a crescer nos padrões dos anos anteriores”.