São Paulo, 08 de janeiro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/03/2023

VLI investe R$ 200 milhões em 9 locomotivas da Wabtec

(05/03/2023) – A operadora logística VLI assinou contrato para a aquisição de 9 locomotivas ES-43BBi da Wabtec, empresa americana resultante da fusão da Wabtec com a GE Transportation. O contrato é de cerca de R$ 200 milhões.

A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues em até 18 meses. As 9 locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec em Contagem (MG). O projeto da ES-43BBi também é inteiramente nacional.

As novas locomotivas irão se juntar à frota da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), de modo a atender ao crescimento da demanda no corredor centro-leste da via férrea.

Pelo corredor hoje escoam, principalmente, produtos siderúrgicos, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.

Esta demanda será reforçada com o contrato assinado entre a VLI e a LD Celulose para o transporte de 500 mil t anuais de celulose solúvel produzido no Triângulo Mineiro, até o porto de Barra do Riacho. Apenas para este contrato, a VLI investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas.

“A aquisição dessas 9 locomotivas demonstra a capacidade do nosso time de desenvolver soluções para gerar cada vez mais eficiência no sistema logístico brasileiro”, comenta Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.

Já com mais de 50 modelos em operação no país, a ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica. Equipada com um motor de 12 cilindros, sistema de tração com controle individual por eixo e truques robustos e articulados, ela foi projetada para garantir o máximo desempenho mesmo em rampas íngremes, túneis apertados ou vias com curvas acentuadas.

O equipamento também foi adaptado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras, contando com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da refrigeração do motor diesel. Ainda apresenta baixo custo de ciclo de vida e, graças à sua eficiência energética, tem um menor nível de emissões. Com longos períodos entre revisões, também já é preparada para o embarque de eventuais novas soluções de software.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.