(11/12/2022) – A Colibri Spindles, empresa israelense especializada em projeto e fabricação de fusos compactos, está trazendo ao mercado brasileiro o HSM MicroJet 90°. O novo modelo trabalha com ferramentas até 3 mm, conta com carcaça sólida de titânio e é montado a partir de apenas seis peças.
O produto foi desenvolvido para a realização de trabalhos precisos em espaços pequenos e de difícil acesso (o diâmetro de furo mínimo é de 40 mm, enquanto o alcance do fundo do furo máximo é de 13 mm).
O HSM Microjet 90° oferece velocidades de 35 mil a 53 mil rpm e também pode ser usado como um eixo adicional, minimizando o risco de colisão.
Indicado nas operações de microusinagem para semiacabamento e acabamento como: fresamento de ranhuras, cantos e perfil, furação, rosca, gravação, chanfro e rebarbação, executando trabalhos em peças com muito mais velocidade e precisão.
Segundo a fabricante, o produto é ideal para fresadoras e tornos, mas encontra maiores vantagens em tornos, devido ao aumento de velocidade e conversão de suportes estáticos em suportes vivos. Também é indicado para a utilização em máquinas menores, onde a otimização do espaço é uma prerrogativa. Além disso, “o uso do refrigerante da máquina para acionar o fuso proporciona uma opção de usinagem de alta velocidade ininterrupta”.
A linha de fusos Microjet deve ganhar novas versões no início do próximo ano. São elas: 00°, 35° e 45°. Todos os fusos dessa linha têm opções e dimensões de integração idênticas, permitindo a gestão eficiente do inventário e dos serviços.
Os produtos da Colibri Spindles são comercializados pelo grupo IMC que composto pelas empresas: Iscar, Ingersoll, Tungaloy e TaeguTec.