(03/07/2011) – A Iscar desenvolveu novas soluções de usinagem interna dentro de sua família de minibarras de metal duro integral Picco. As inovações abrangem três pontos de problemas específicos na usinagem interna: atingir o fundo de furos cegos, chegar mais fundo em furos de profundidade elevada e reduzir a incompatibilidade entre os diâmetros das ferramentas e os tamanhos dos furos.
Segundo a empresa, quanto melhor for a combinação entre a ferramenta e a geometria do furo, mais eficiente será a operação. De maneira ideal, os diâmetros e os comprimentos devem combinar.
Para melhorar a planicidade do fundo em furos cegos, a nova pastilha 050.20 Picco apresenta ângulo de folga frontal superior a 20°. A folga adicionada cria mais espaço para eliminar o esmagamento de cavacos. As minibarras estão disponíveis em diâmetros de hastes de 4,0 e 5,0 mm para diâmetros de 2,0 mm e acima.
Para furos de profundidade elevada com diâmetro de pelo menos 6,8 mm, um novo tipo de barra para chanfro passa a ser fornecido com uma haste de longo alcance de 40 mm, oferecendo mais que o dobro de profundidade que a da haste de 19 mm existente. Uma nova barra de 6 mm também foi adicionada à linha, possibilitando melhores combinações de tamanho na linha de diâmetros de 6 a 6,8 mm.
Três diâmetros de furos adicionais também ampliam as seleções de ferramentas disponíveis na família 050 Picco, que cobre a gama de diâmetros de furos de 0,5 a 4,0 mm.
Os novos diâmetros são 0,8; 2,5; e 3,5 mm. Todas as barras para chanfro e torneamento interno 050 Picco são fornecidas com vários comprimentos de hastes, para otimizar a combinação de tamanho entre a ferramenta e o furo.
Todas as ferramentas Picco são fornecidas nas versões direito e esquerdo e estão disponíveis na classe IC900, a classe com cobertura PVD mais versátil. A fina cobertura de PVD protege a aresta de corte preservando ao mesmo tempo a geometria integrada ao substrato.