São Paulo, 01 de novembro de 2024

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24/09/2022

Junker: processo inovador para produzir disco de freio

(25/09/2022) – Além do desgaste dos pneus e da queima de combustíveis fósseis, a abrasão dos freios também é vista como corresponsável pelo alto nível de poluição por partículas causada por todos os veículos. A indústria automotiva precisa de abordagens alternativas e soluções técnicas para reduzir a abrasão dos freios.

Nesse sentido, a fabricante de retificadoras Junker está desenvolvendo um processo para a fabricação dos discos de freio com revestimento duro.

Segundo a empresa, um processo em série para discos de freio fundidos convencionais com o revestimento duro estará disponível no futuro, o que permitirá uma redução nas emissões de poeira fina causadas pela frenagem.

Ainda segundo sobre a empresa, novos processos de revestimento conferem aos discos de freio um revestimento de material duro anticorrosivo e resistente ao desgaste de alta qualidade. O ajuste ideal do sistema de camadas, em combinação com as pastilhas de freio, permite obter um emparelhamento de atrito ideal em termos de propriedades de frenagem e emissões mínimas de poeira fina.

Processos de revestimento e retificação – O processo em desenvolvimento, de acordo com a empresa, proporciona um impulso decisivo por meio do processo inovador na área de revestimento e retificação de discos de freio.

Após o revestimento, o disco de freio é retificado simultaneamente em seus lados paralelos com dois rebolos opostos um ao outro em uma operação de retificação altamente produtiva. O processo de fabricação inovador permite alcançar paralelismo perfeito e batimento axial exato, bem como reduzir o desvio na espessura (DTV) ao mínimo.

Entre os destaques do processo, a Junker cita: tempo de ciclo mais curto na comparação com a concorrência; solução completa para revestimento e retificação; processo de retificação altamente produtivo; custos da ferramenta por disco de freio a nível de referência de mercado; paralelismo e batimento axial exatos; desvio mínimo de espessura (DTV); custos mais baixos de consumo de meios na comparação com os concorrentes; entrada de calor reduzida e distorção mínima graças aos processos de retificação inovadores; circuito de controle entre o sistema de revestimento e a retificadora

Dados técnicos da máquina utilizada no processo: curso de deslocamento do eixo X: 200 mm; curso de deslocamento do eixo Z: 650 mm; diâmetro do rebolo: 500 mm; largura do rebolo: 90 mm.

Dados técnicos do disco de freio: diâmetro externo do revestimento de fricção: mín. 220 mm, máx. 500 mm; largura total: máx. 150 mm; peso: máx. 30 kg.

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