(10/07/2022) – A fábrica da Volkswagen de Taubaté (SP) vem adequando sua linha de produção desde dezembro de 2021 para dar início à fabricação do novo Polo Track. O investimento faz parte do plano de R$ 7 bilhões (2021-2026) e será o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada.
A fábrica deve ganhar ainda outro modelo, com produção a partir de 2025, segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que acaba de renovar o acordo coletivo de trabalho, que envolveu a criação de 150 vagas para preenchimento imediato e a efetivação de 120 aprendizes do Senai até 2025. “Também ficou garantida a produção de um segundo carro na plataforma MQB em Taubaté a partir de 2025, com um investimento de cerca de R$ 1 bilhão. O primeiro carro garantido na plataforma, o Polo Track, será lançado no ano que vem”, informa a nota do sindicato.
De acordo com a Volkswagen, a fábrica de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB – estratégia modular que permite mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, mais flexibilidade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores – que servirá para a produção do Polo Track e também para possíveis novos modelos da marca na mesma plataforma.
“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado. Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente”, ressalta Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen em Taubaté.
Só no início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos para ser instalados na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. Foram combinados dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias.
Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítica (EG – electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG – hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.
Na Montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como ‘casamento’. “Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté está preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB”, destaca a montadora.
Capacitação do pessoal
O maior ganho para a fábrica de Taubaté, além de toda a modernização e reestruturação física, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os colaboradores ligados à produção da Volkswagen em Taubaté estão sendo treinados para a chegada do novo compacto, o que já ultrapassa o total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade. Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.
Workshops e treinamentos entre todas as áreas de Manufatura garantem a sinergia e engajamento de cada uma das pessoas. Antes mesmo da produção do primeiro veículo na fábrica, o time da Montagem Final contou com o apoio da Realidade Virtual para manipular peças e montar o modelo que ainda não existia fisicamente.
46 anos de operação
A fábrica de Taubaté, com 46 anos de operação, é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Além da produção do Gol e Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.