(10/07/2022) – Dando continuidade ao seu programa de ampliação no mercado brasileiro, a Hyundai Motor – que acaba de dar início às operações da fábrica de motores – informa que investiu outros R$ 200 milhões para ampliar a capacidade de produção na fábrica de Piracicaba (SP).
Apesar das dificuldades com a falta de componentes, a Hyundai espera fechar o ano com quase 210 mil unidades produzidas. Ou seja, quase a capacidade total da fábrica de Piracicaba, que hoje opera em três turnos e tem 2.800 funcionários.
Os novos recursos foram destinados à linha de produção de compactos, culminando com a apresentação do novo HB20, na semana passada, que chegará ao mercado em agosto. Segundo a montadora, em reportagem publicada pelo Automotive Business, os principais investimentos se deram no campo da automação, com a aquisição de robôs colaborativos e sistemas de captação de imagens automatizadas, capazes de detectar falhas nas principais etapas da produção.
Recursos também foram destinados à aquisição de impressoras 3D. Segundo a reportagem, a manufatura aditiva é usada para moldes específicos usados na linha de produção, como as logomarcas na tampa do porta-malas.
“Estamos trabalhando para trazer ferramentas ainda pouco exploradas no mercado para nossa fábrica em Piracicaba”, conta Marcos Oliveira, vice-presidente de produção da Hyundai Motor Brasil e Américas Central e do Sul. “Nossa operação é planejada e executada com foco na flexibilidade para atender as demandas de mercado, o que tem se convertido em números, como a liderança geral do HB20 em vendas entre carros de passeio em 2021”.
Outra novidade na fábrica é a adoção de tintas à base de água no setor de pintura. O produto possibilita a aplicação do primer (a camada primária do veículo) antes da secagem completa. Assim, a empresa pôde descontinuar um dos tanques de lavagem da linha e também a etapa de estufa, o que “resulta em importante redução do consumo de energia elétrica”.