(10/07/2022) – A Cummins e Komatsu firmaram acordo de colaboração para o desenvolvimento de tecnologias de energia de emissão zero para equipamentos de transporte.
Inicialmente, as empresas estarão concentradas no desenvolvimento de soluções de célula de combustível de hidrogênio para grandes aplicações de caminhões de mineração. “A profunda experiência da Komatsu em mineração e projetos de equipamentos e integração, combinada com nossas tecnologias avançadas de energia, incluindo células de combustível de hidrogênio, acelerará a descarbonização de equipamentos de mineração”, diz Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins. “A indústria de mineração tem grande potencial para liderar na adoção de soluções renováveis”.
Em agosto de 2021, a Komatsu anunciou seu conceito de caminhão agnóstico de energia, um veículo de transporte que pode funcionar com uma variedade de fontes de energia, incluindo diesel elétrico, bateria e células de combustível de hidrogênio.
“A Cummins tem sido uma parceira de longo prazo da Komatsu e vem investindo nas principais tecnologias necessárias para apoiar a transição energética na mineração. Essas são tecnologias críticas para ajudar os clientes neste segmento a reduzir as emissões de carbono e acelerar a neutralidade. Com base em nossa parceria com a Cummins, estamos trabalhando para acelerar soluções sustentáveis para nossos clientes”, afirma Masayuki Moriyama, presidente da Divisão de Negócios de Mineração da Komatsu.
A colaboração com a Komatsu faz parte da estratégia Destino ao Zero da Cummins para reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050. Esse compromisso requer mudanças nos produtos da Cummins e nas fontes de energia que os alimentam. Além disso, a Komatsu pretende explorar outras possibilidades no desenvolvimento de caminhões de transporte de mineração com zero emissão.
Komatsu – A empresa está comprometida em minimizar o impacto ambiental, com plano de reduzir em 50% as emissões de CO2 do uso de seus produtos e produção de seus equipamentos até 2030, além da meta de alcançar a neutralidade de carbono em 2050.
A companhia tem trabalhado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para os clientes por meio do desenvolvimento de produtos para diferentes áreas, como caminhões basculantes elétricos a diesel, escavadeiras híbridas, escavadeiras elétricas, recursos de armazenamento de energia regenerativa e programas de economia de combustível.
No ano passado, a Komatsu também anunciou a criação de sua aliança Greenhouse Gas (GHG) com clientes para colaborar ativamente no planejamento, desenvolvimento, teste e implantação de produtos da próxima geração de equipamentos e infraestrutura de mineração com emissão zero. O objetivo inicial da aliança é avançar o conceito de caminhão agnóstico de potência da Komatsu, com o objetivo de oferta comercial em 2030.