(10/04/2011) – Para a Walter, a nova broca Walter Titex UFL é uma demonstração clara de que ainda há espaço para o desenvolvimento de ferramentas de HSS. Segundo a empresa, comparada às brocas convencionais do mesmo material, a nova Walter Titex UFL oferece melhor desempenho, especialmente na usinagem de furos profundos.
Segundo a fabricante, a característica principal da broca UFL é seu perfil de canal. O diâmetro da alma é maior que o de uma broca helicoidal standard tipo N, o que proporciona maior rigidez. “Este design foi possível devido ao ângulo de hélice de 40° (enquanto o standard é de 30º), e suas características adicionais incluem uma geometria especial de ponta em forma de U para baixas forças de avanço, com revestimento TFP para máxima vida útil”, informa a empresa, frisando que uma classe especial de blank (HSS-E com 5% de Co, de alta resistência à temperatura) é usada para atingir máximos resultados.
Comparado a outros perfis de brocas convencionais tipo N, o UFL possui um canal mais largo e melhor transporte de cavacos. “Suas vantagens ficam mais evidentes particularmente quando segurança de processo é fundamental, como no caso da aplicação em furos profundos”, diz a fabricante. “Em muitos casos, é possível atingir profundidades de 10-15xD sem ciclo intermitente (“pica-pau”) – brocas helicoidais convencionais necessitam do ciclo intermitente para permitir a saída de cavacos”.
De acordo com a Walter, a nova broca – com gama de diâmetros de 1 a 12 mm – é adequada para todos os grupos de materiais ISO, podendo ser utilizada com ou sem refrigeração (neste último caso, para aço e ferro fundido). “A Walter recomenda esta ferramenta especialmente para os usuários que, devido às quantidades de produção, precisam de uma broca universal capaz de usinar furos profundos”.