(03/04/2011) – A Komet está trazendo para o emrcado brasileiro a linha de machos laminadores Morex R. Lançada em 2010 no mercado europeu, a linha foi desenviolvida com a tecnologia Carbide Strips, que consiste de uma ferramenta com corpo construído em HSS e filetes (ou lóbulos) formadores da rosca em metal duro.
Segundo a filial brasileira, os machos Morex R permitem alcançar vida útil maior que a versão anterior em todos os tipos de materiais na operação de rosqueamento por conformação a frio, devido à nova concepção da afiação e polimento dos filetes. Além disso, os machos podem ser repastilhados de 2 a 3 vezes (a Komet oferece serviço just-in-time para reafiação e/ou repastilhamento com baixo prazo de entrega).
De acordo com a empresa, o conceito de machos laminadores com corpo de HSS e filetes em metal duro torna este macho muito vantajoso no trabalho em máquinas transfer, em situações onde há desalinhamento entre pré-furo e rosca. O mesmo vale para o rosqueamento de materiais com tensões internas que geralmente causam a quebra dos machos tradicionais inteiriços em metal duro. “Outra vantagem da nova linha é o aumento considerável nos dados de corte que irão consequentemente reduzir o tempo de ciclo”, informa o amterial de divulgação do produto, que já está disponível no Brasil para formar roscas cegas ou passantes entre diâmetros M5 e M36 sob dimensional conforme norma DIN13.