(27/02/2011) – A Norton, fabricante de produtos abrasivos, acaba de desenvolver a B500, nova liga para ser utilizada na fabricação de discos de corte industriais, que tem como principal característica maximizar o rendimento dos discos.
Resultado de pesquisas realizadas pela equipe de Desenvolvimento e Pesquisa da Norton do Brasil, a nova liga já está sendo utilizada na fabricação de discos de corte sob encomenda, na unidade de Vinhedo (SP). Sua inovadora formulação contém elementos que mantêm o grão abrasivo atuando mais ativamente e que proporcionam, ao mesmo tempo, corte frio e livre de queimas.
Segundo a Norton, “com a B500 as indústrias metalúrgicas, fundições e siderúrgicas, que necessitam utilizar Discos de Corte desenvolvidos para projetos especiais com composições, diâmetros, espessuras e furos fora dos padrões, já podem contar com produtos tecnologicamente superiores”.
Em testes de campo, realizados pela empresa, “foi possível dimensionar que o desempenho e o rendimento dos Discos de Corte produzidos com a liga B500 é de até 50% superior aos dos atualmente disponíveis”.
Disco de Corte – Basicamente, um disco de corte é composto por: grãos abrasivos que são responsáveis pela remoção do metal; uma liga que tem a função de aglutinante, lubrificação e refrigeração do corte; e telas de fibra de vidro que garantem o reforço do produto.
A composição química da liga está diretamente relacionada à performance do disco, pois tem de ser balanceada para que um grão abrasivo não se solte prematuramente e ao mesmo tempo não pode ser tão dura a ponto de prejudicar o corte. Embora tenha um papel muito importante, a liga não é a única responsável pelo desempenho do disco. A qualidade do grão abrasivo e o controle do processo também são pontos essenciais para o desempenho do produto.