(27/02/2011) – Uma das mais recentes novidades na linha da Walter, a fresa heptagonal F4045 opera em profundidades de até 6 mm com pastilhas intercambiáveis de 14 arestas de corte. Devido a sua ação de corte suave, é capaz de atingir elevadas taxas de remoção de cavacos mesmo em máquinas de baixa potência.
A Walter destaca que a F4045 “confirma a competência da marca no fresamento de facear”. A nova ferramenta, que pertence à família Xtra.tec, pode ser montada com pastilhas Tiger.tec, incluindo a classe Tiger.tec Silver, que proporciona incrementos de até 75% em produtividade em comparação a materiais de corte atuais.
O campo de aplicação cobre os grupos de materiais ISO P e K, sendo ideal para a usinagem de materiais de ferro fundido. O foco para a F4045 é a indústria automotiva, podendo também ser utilizada em processos de usinagem em geral.
A filial brasileira, sediada em Sorocaba, realizou testes de campo no Brasil, na usinagem de blocos de motor a diesel, que comprovaram a eficiência da ferramenta, como mostram os dados abaixo:
Material da peça: GG26 + Cr
vc = 220 m/min
fz = 0,35 mm
p = 5 mm
O resultado dos testes indicou o dobro da vida útil em relação ao processo anterior, quando eram produzidas 40 peças. “Com a F4045, equipada com insertos Tiger.tec Silver classe WKP35S, foram produzidas 80 peças”, diz material divulgado pela Walter do Brasil.