(30/01/2011) – Desde seu lançamento o sistema para fresamento ConeFit, da Walter, tem recebido diversas ampliações. A mais recente novidade são os adaptadores monobloco para fixação das cabeças intercambiáveis de metal duro nos tipos HSK 63A, SK40, MAS BT40 e Capto C5/C6.
Segundo a fabricante, “a montagem das fresas diretamente nestes tipos de adaptadores potencializa as características positivas do sistema, eliminando longos balanços e aumentando ainda mais a estabilidade”. Os prolongadores, no entanto, não deixam de ser a melhor opção para o fresamento de cavidades profundas.
Testes de campo realizados pela fabricante apresentaram excelentes resultados. Na usinagem de uma barra de válvula (material X5CrNi1810 – 1.4301) com uma fresa ConeFit montada em um adaptador HSK 63A, o tempo de usinagem foi reduzido de 10 minutos para 36 segundos. O avanço linear (Vf) aumentou de 150 para 975 mm, e a velocidade de corte (Vc) foi de 50 para 134 m/min. A comparação foi feita em relação a uma fresa HSS.
As ferramentas do sistema ConeFit se caracterizam por uma interface roscada cônica e uma guia cilíndrica. O contato cone/face garante alta rigidez e, como resultado, assegura ótima segurança de processo. Os cabeçotes das ferramentas são feitos de metal duro; os adaptadores, de aço.
A gama ConeFit é bastante abrangente: fresas de contorno e perfil estão disponíveis em versões para desbaste e acabamento, com uma ampla variedade de formas. A flexibilidade do sistema reduz a necessidade de múltiplas ferramentas, reduzindo os custos totais. Além disso, de acordo com a Walter, a vida útil maior na usinagem de materiais do grupo ISO é garantida pelo revestimento especial TAX (nitreto de titânio-alumínio) nas arestas de corte.