6/11/2005 – Um dos grandes players do mercado mundial de ferramentas de corte, a européia Ceratizit decidiu instalar filial no Brasil, que entra em operação neste início de novembro em Barueri (SP).
A marca já estava presente no Brasil através de distribuidores e representantes há vários anos, inclusive com destaque em alguns segmentos de mercado. “Já somos o número 1 no Brasil em blocos e semiacabados para conformação”, afirma Harald Egger, gerente geral da Ceratizit América Latina. “Somos os únicos no mundo a produzir metal duro anticorrosivo para aplicações de conformação”. A Ceratizit também tem participação expressiva no fornecimento de metal duro para dentes de serras para madeira.
Com a atuação direta, a empresa pretende estar mais atenta ao mercado brasileiro, até pela receptividade que seus produtos vêm alcançando aqui. Além de consolidar a participação nos segmentos de conformação e madeira, quer alavancar os demais onde atua em todo o mundo, como o de ferramentas de corte para usinagem. As linhas de insertos para torneamento, fresamento e furação começarão a ser entregues nos próximos dias à rede de 20 representantes que a Ceratizit vem montando desde julho.
A linha de insertos será trabalhada basicamente através dessa rede de representantes. A atuação direta se dará em segmentos específicos, como ferramentas para usinagem de rolamentos, usinagem pesada e de alumínio. “Somos muito fortes em alumínio, inclusive com geometrias patenteadas, que viraram referência no mundo”, diz Egger.
Outro segmento que a Ceratizit quer conquistar no Brasil é o de fornecimento de blanks de metal duro preformados para brocas. O grupo conta com duas fábricas especializadas na produção desses blanks nos Estados Unidos.
A Ceratizit é uma das divisões do grupo Plansee e resultado da fusão das empresas Cerametal, de Luxemburgo, e Tizit, da Áustria, ocorrida há cerca de três anos. Conta com dez fábricas na Europa, duas nos Estados Unidos e uma na China, esta voltada à produção de metal duro para dentes de serra. Com 4.600 funcionários no mundo, faturou em 2004 cerca de US$ 800 milhões e deve atingir US$ 1 bilhão neste exercício. Do faturamento, 71% são obtidos na Europa, 18% na Ásia e 11% nas Américas.