(02/06/2007) – Um dos destaques da GE Fanuc na Feimafe foi o i-Adapt. O produto garante que a operação de uma máquina se mantenha sempre na velocidade considerada ótima. “O i-Adapt mantém carga otimizada na ferramenta, garantindo que a todo momento a máquina use o máximo possível da potência para aquela operação”, explica Walmyr Buzatto, diretor da GE Fanuc. “Assim, reduz em até 30% o tempo de usinagem”.
Buzatto informa que o produto consiste de um microPLC equipado com malha de controle adaptativo (PID). Sua operação se dá através de sua interferência no controle do override da máquina, adaptando-se às condições de carga. O produto pode ser empregado em fresadoras e também em centros de usinagem e tornos CNC em algumas operações, como na usinagem de ferro fundido.
O diretor explica que o produto foi lançado no mercado mundial em 2006, como parte da nova estratégia da GE Fanuc de desenvolver produtos para contribuir com o aumento da produtividade de seus clientes. Inclusive a empresa passou a prestar serviços de otimização de máquinas, que visam extrair a máxima performance de cada eixo controlado pelo CNC. “No ano passado, lançamos um conjunto de produtos voltados ao aumento da produtividade, caso do i-Adapt e do Proficy MTE”.
Quanto ao Proficy MTE, também apresentado na Feimafe, é uma ferramenta que mede a eficiência de uma máquina ou de uma linha de máquinas. Mostra como está a operação em cada máquina de uma linha, permitindo visualizar todos os tempos do processo, alarme de máquinas e status das operações para eliminar gargalos de produção e aumentar a eficiência geral da linha. Isso de forma dinâmica e on line, coletando dados em tempo real. Os dados podem ser acessados de qualquer terminal ou, se as máquinas estiverem ligadas à Intranet, de qualquer ponto, e ainda podem ser exportados para uma planilha Excel.
CNC – Na linha de CNC, a GE Fanuc destacou a família 30i. Lançado na feira, o modelo 30i – outros dois modelos, o 31 e o 32, ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro – é o top de linha da Fanuc e comanda com 32 servos, 8 spindles e 10 canais de processamento paralelo.
“É um CNC que possibilita a interpolação nanométrica, permitindo mínima rugosidade superficial e acabamento espelhado”, diz Buzatto. O diretor destaca que a resolução nano é hoje a fronteira da tecnologia CNC. A empresa ainda exibiu o modelo 0iC, CNC compacto, para máquinas econômicas, e o 18i MB.