(01/08/2010) – Empresa instalada em Curitiba (PR), a Inaplus atua no mercado brasileiro fornecendo aparelhos de aplicação de MQL (mínima quantidade de lubrificante). A empresa representa dois fabricantes alemães: a Steidle (que produz os modelos Pulsomat, Lubrimat, Centermat, Spraymat e Deltamat) e a Bielomatik Leuze.
Segundo Roberto Koch, diretor da Inaplus, o emprego do MQL pode reduzir em até 15% o custo final na produção de peças e componentes. Ele lista uma série de vantagens do sistema, como a eliminação de reservatórios de emulsão, do consumo de filtros, dos custos com tratamentos de resíduos e da necessidade de lavagem das peças.
Entre os benefícios do sistema cita ainda o aumento da vida útil das ferramentas, a redução do calor na aresta de corte, a possibilidade de emprego de avanços mais elevados, melhor acabamento superficial e a redução do tempo de usinagem. “Sem contar que os cavacos secos têm venda valorizada, o ambiente fica mais saudável e os postos de trabalho, mais limpos”.
O diretor afirma que o processo MQL pode ser aplicado em todas as operações de usinagem: furação, torneamento, fresamento, alargamento, escareamento, corte e laminação de roscas com machos e cossinetes, além de operações com serras de fita e circulares. O mesmo no que tange aos materiais: pode ser empregado na usinagem de aços, ferro fundido, alumínio, cobre, latão, inox etc.