São Paulo, 24 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/01/2010

Walter Prototyp Paradur HSC, para produção de roscas


(24/01/2010) – De acordo com a Walter, as ferramentas de metal duro estão ganhando importância cada vez maior em rosqueamento. Nesta tendência, a companhia já havia apresentado o macho Prototyp Prototex HSC para roscas em furos passantes. Agora, lança a versão para furo cego Prototyp Paradur para rosqueamento de aço.

Ainda segundo a empresa, enquanto o HSS-E permite velocidade de corte de cerca de 20m/min, o metal duro possibilita velocidades de 40-60m/min. “Testes com os machos Walter Prototyp HSC em bielas feitas de C70 (1.1231) também deram resultados significativos na vida útil: o macho para furo passante Prototex HSC atingiu a marca de 13.500 roscas, enquanto o macho de metal duro concorrente fez apenas 6.400 e teve que ser reafiado duas vezes. O novo macho para furo cego Paradur HSC, desenvolvido para profundidades de roscas de até 2xD, chegou a 4.500 roscas. A ferramenta HSS-E usada na comparação fez 450 roscas”, informa o material de divulgação do produto.

A propriedade mais marcante dos machos Prototex/Paradur HSC, frisa a fabricante, é a gama de aplicações, que cobre desde materiais de aço com resistência à tração de aproximadamente 850N/mm² a 1.200N/mm² com dureza ≤55HRc (C70, 42CrMoV, X40CrMoV5-1), bem como materiais de ferro fundido de alta qualidade (GGG40, GJV450, ADI800).

“Até agora, havia pouquíssimos machos de metal duro para aço disponíveis no mercado, particularmente para o rosqueamento de furos cegos”, afirma o especialista de ferramentas rotativas da Walter do Brasil, Carlos Moraes. “O Prototyp Paradur HSC representa importante evolução nesse sentido”.

Segundo Moraes, para a produção de roscas em furos cegos, “um bom transporte de cavacos é fundamental. Por esta razão, desenvolvemos uma classe de metal duro e uma geometria de corte específicas para esta operação, atendendo as mais severas exigências de aplicação”.

Outras características dos novos machos são: refrigeração interna, revestimento TiCN multicamadas e canais e geometria otimizados. A refrigeração utiliza emulsão, mas os machos também podem operar em MQL. De acordo com a Walter, o melhor desempenho e vida útil são particularmente vantajosos na produção em massa, trazendo grandes benefícios, por exemplo, na indústria automobilística.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.