(29/11/2009) – Em muitos casos ainda há potencial de redução de custos no faceamento de componentes de ferro fundido. Alto volume de cavacos, tempo de usinagem mais curtos, alta segurança de processo e vida útil elevada são alguns dos itens a que se propõe a nova fresa de facear Xtra-tec F4045, recém-lançada pela Walter.
Segundo a empresa, trata-se de uma fresa de facear heptagonal, com insertos dispostos em 45° de ângulo de posição. Devido ao formato básico negativo, os insertos possuem 14 arestas de corte efetivas. As arestas são projetadas de modo que a geometria de corte efetiva seja positiva. As características tradicionais da família Xtra-tec, como corte suave e baixo consumo de potência, também se aplicam à F4045.
A ferramenta está disponível na gama de diâmetros de 63 a 200 mm, com passo fino para usinagem de ferro fundido. A profundidade de corte máxima é de 4 mm. Este valor é baseado no volume de remoção de material usual na peças de ferro fundido na indústria automotiva (blocos de motores, cabeçotes, carcaças de transmissão, cárter) e aplicações similares.
Uma característica especial da ferramenta é a fixação dos insertos por cunha. Os insertos são posicionados exatamente no assento de forma muito segura. Para boa acessibilidade, as cunhas se movem automaticamente para o lado depois de algumas voltas no parafuso de fixação, facilitando a remoção dos insertos.
A Walter explica que as classes de insertos pertencem à família Tiger-tec, incluindo a recém-lançada com cobertura em óxido de alumínio (PVD-Tiger), para condições difíceis de usinagem na classe WKK25. “Com o auxílio de três geometrias (estável, universal e corte fácil), é possível a adaptação exata à aplicação específica dos clientes”, informa o material de divulgação do produto.