São Paulo, 24 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/10/2009

Silver Tiger, a nova geração de insertos da Walter

(18/10/2009) – “Desde o lançamento, nossos insertos intercambiáveis TigerTec têm tido um sucesso fantástico”, comenta Peter Witteczek, CEO da Walter AG. “Mas não paramos por aí. Estamos usando este sucesso como oportunidade para darmos mais um passo adiante”, acrescenta Witteczek, antes de anunciar a mais recente novidade da empresa, a classe SilverTiger. “Trata-se de mais um lançamento pioneiro produzido pela Walter, que se tornou possível graças a uma tecnologia recentemente desenvolvida por nossos especialistas. A tecnologia SilverTiger possibilita aumentos em performance entre 50 e 100%”.

A nova tecnologia foi anunciada como a plataforma para o desenvolvimento de nova família de insertos intercambiáveis de metal duro com cobertura CVD para fresamento, torneamento e furação. O nome da nova classe de metal duro se refere às laterais do inserto, que, em vez do habitual dourado, são prateadas. A superfície da pastilha, como na geração anterior, é preta, mantendo o acabamento bicolor, que há tempos é referência na detecção do desgaste.

Segundo a Walter, a tecnologia SilverTiger combina coberturas e um novíssimo tratamento superficial. “O resultado é uma superfície na qual as tensões são significativamente reduzidas”, informa o material de divulgação do produto. “Propriedades semelhantes até hoje nunca haviam sido atingidas por nenhuma outra classe CVD. A redução na tensão da cobertura se traduz em um enorme aumento na tenacidade. Em resumo, a SilverTiger é um marco fundamental na busca pelo “material de corte ideal”, pois combina máxima tenacidade com máxima dureza”.

A empresa informa que a nova tecnologia diminui sensivelmente as trincas térmicas nas arestas e aumenta a resistência triboquímica, possibilitando parâmetros de corte mais elevados e, portanto, tempos de usinagem mais curtos. Permite também usinagem com ou sem refrigeração (MQL). Onde classes convencionais sofrem deformações plásticas, a SilverTiger permanece firme. Vale destacar que estas deformações são originadas muitas vezes em virtude de choques térmicos, muito comuns no fresamento, principalmente quando se usa refrigeração.

A introdução da SilverTiger no mercado será gradativa, iniciando-se com a classe universal WKP35S (S = silver) com cobertura CVD-Al2O3 para fresamento de ferro fundido e aços. Os segmentos-alvo são as indústrias automotiva e ferroviária (exemplo: partes forjadas), energia (exemplo: pás de rotores), moldes e matrizes, aeroespacial e usinagem geral.


Quadro Comparativo – Usinando material 42CrMo4, com Vc [m/min] = 260, fz [mm/rev] = 0.5, ap = 3 mm e ae = 50 mm (com refrigeração), a SilverTiger apresentou vida útil 70% superior em comparação à classe atual WKP35

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.