(02/08/2009) – A Mori Seiki acaba de colocar no mercado mundial a quarta geração de seu painel de operação, o Mapps IV. De alta performance, o Mapps IV possibilita a utilização de um mesmo método de operação, independentemente do modelo de máquina. Segundo a empresa, a interface fácil de utilização e a programação automática interativa do produto têm apoiado processos de usinagem de clientes em todo o mundo.
De acordo com a Mori Seiki, nos últimos anos as peças na manufatura têm se tornado cada vez mais diversificadas e complexas, exigindo assim a procura por aumento da produtividade e a utilização de avançados métodos de usinagem na indústria de máquinas-ferramentas. “Para atender a esta demanda, o Mapps IV está equipado com hardware e interface otimizados; software de CAM Esprit integrado (em alguns modelos de máquinas); e funções de usinagem e apoio operacional otimizadas”, informa a Mori Seiki.
SUPORTE À USINAGEM – A fabricante informa que o Mapps IV traz várias novas funcionalidades concebidas para tornar a preparação e a operação mais rápidas e fáceis, possibilitando a redução dos tempos de programação, de set-up e redução das paradas de máquina.
Entre as novas funções, destaque para a possibilidade de instalação de câmeras dentro e fora da máquina, permitindo ao operador monitorar o status da usinagem e verificar o acúmulo de cavacos; memorização e visualização de arquivos de dados de ferramentas, de dados de desenhos e procedimentos de set-up; exibição na tela de manuais eletrônicos; listagem de telas de trabalho que agiliza o acesso às de maior utilização; identificação de problemas (no caso de alarmes), com sugestões para os próximos passos.
O painel está equipado com tela de 10,4” ou 19”; teclas programáveis que podem ser usadas como botões ou teclas de atalho; teclado de PC padrão; hardware otimizado que oferece tempo de resposta mais rápidos. Segundo a fabricante, o fato de contar com o Esprit CAM integrado (de alguns modelos) é também uma vantagem, na medida que permite a programação de peças complexas com maior valor agregado, além de oferecer pós-processadores para cada modelo de máquina.