(26/07/2009) – O corte de peças maciças e tubulares com ferramentas convencionais por vezes pode ocasionar problemas como a formação de pips e rebarbas, prejudicando operações subsequentes, como a produção de um furo. “Pips são indesejáveis e podem até mesmo ocasionar a quebra de ferramentas em operações posteriores ao corte”, ressalta o especialista em torneamento da Walter do Brasil, Sérgio Abreu. Para reduzir/eliminar rebarbas e pips no corte de peças, a Walter lança o inserto GX16… com ângulo, para os suportes XLDE… e NCAE…
O novo inserto possui ângulo frontal de 6º, que evita operações posteriores e soluciona o problema do acabamento do corte. Está disponível nas versões direita e esquerda, nas larguras de 2, 2,5 e 3 mm, e em duas geometrias: CF6 (afiada) e CE4 (universal). O inserto é adequado para o corte de peças de diâmetro até 32 mm (espessura 16 mm).
“Além de reduzir os custos com ferramentas, já que possuem duas arestas de corte, os insertos GX16… são muito estáveis e proporcionam excelente segurança de processo com a microgeometria otimizada. As exclusivas classes TigerTec WSM33 (para materiais termorresistentes e inoxidáveis) e WSP43 (materiais termorresistentes e aços) aumentam a vida útil e garantem máxima produtividade”, ressalta o especialista.
Os usuários poderão contar com operações de corte com mínima rebarba e mínimo pip. A ferramenta também previne a formação de anéis em cortes de tubos e é indicada para corte de paredes finas. Pode ser aplicada em tornos convencionais, tipo suíço e multifuso.