(31/05/2009) – A Siemens PLM Software, anunciou na semana passada o lançamento do Solid Edge 2 with Synchronous Technology 2. Esta versão do Solid Edge ST – que chega ao mercado no início do segundo semestre – agrega a tecnologia síncrona do software PLM da Siemens, a primeira funcionalidade de modelagem baseada em recursos e sem histórico, fundamental para ajudar os clientes a atender o mercado de forma mais rápido.
O Solid Edge é o principal componente do portfólio Velocity Series, “que combina a velocidade e flexibilidade da modelagem direta com o controle preciso do design por dimensão”, diz o texto de divulgação do produto. “Essa versão mais recente expande o poder da tecnologia síncrona no produto com melhor modelagem de peças e conjunto, assim como nova aplicação de chapa e a nova ferramenta FEA interna e integração com PDM nas plataformas Microsoft SharePoint mais recentes”.
“O Solid Edge 2 demonstra a expansão da tecnologia síncrona da Siemens PLM Software nas áreas de modelagem de peças e conjunto, incluindo projeto inteligente a partir da chapa”, disse Ken Versprille, diretor de pesquisas de PLM no CPDA. “Na análise que fizemos no ano passado, posicionamos a tecnologia síncrona como um dos maiores avanços em modelagem de sólidos e com inegável impacto positivo no mercado. Esta versão prova que nós estávamos certos quanto a nova abordagem à modelagem. Os usuários atestam os benefícios obtidos graças aos menores ciclos de projeto”.
Segundo a Siemens PLM, a nova versão do Solid Edge amplia o alcance da tecnologia síncrona na modelagem de peças e conjunto para criação de recursos complexos e avançadas ferramentas de edição que ajudam a reduzir o ciclo do projeto. Para melhorar a migração de dados 2D para 3D, o Solid Edge transforma as duas dimensões dos desenhos importados em três dimensões durante o processo de criação do modelo para que os usuários possam editar desenhos em 3D originalmente em 2D. Além disso, é possível usar Live Sections para simplificar as mudanças nos modelos 3D, permitindo que o usuário edite cortes bidimensionais em qualquer parte de um modelo em 3D e atualize o modelo em 3D em tempo real.
A nova versão aplica tecnologia síncrona no desenho de dobramento de chapas, criando uma aplicação para desenho 3D sem histórico e baseada em funcionalidade para a modelagem direta de peças. O dobramento de chapas é a segunda aplicação a usar o potencial da tecnologia síncrona (a solução CAM Express que usa tecnologia síncrona foi lançada em dezembro último) e valida sua flexibilidade. A tecnologia síncrona eleva o patamar de produtividade para um ambiente onde o usuário consegue criar modelos com menos pré-planejamento, fazer mudanças com incrível flexibilidade e reaproveitar e editar dados de forma mais efetiva.
“Uma aplicação mais específica a processos como o dobramento de chapa é um excelente exemplo de uma disciplina de desenho que exige um conjunto especial de habilidades e recursos únicos do software”, explicou Dan Staples, diretor de desenvolvimento do produto Solid Edge na Siemens PLM Software. “Hoje, nossos clientes de dobramento de chapa conseguem reduzir substancialmente o tempo do projeto graças à tecnologia síncrona. E agora, com a tecnologia síncrona incorporada ao dobramento de chapa, é possível enxergar claramente a elasticidade dessa tecnologia.”