(24/05/2009) – A Villares Metals lançou na Feimafe o VP100, aço desenvolvido com elementos microligantes, como TiTi e V, que pode ser endurecido em condições de resfriamentos diferentes da têmpera tradicional. Segundo a empresa, o VP 100, após resfriamento, apresenta dureza homogênea da superfície para o núcleo do bloco. O menor uso de elementos de liga no aço VP100, principalmente o baixo teor de cromo, também auxilia na competitividade do material.
De acordo com a fabricante, o VP100 garante resultados homogêneos em blocos de até 400x 1200mm² de secção, e, por não empregar altas taxas de resfriamento, registra também uma considerável redução das tensões residuais.
Além destas características, o novo aço possui teor de carbono menor que os aços tradicionais. Isto faz com que, após aplicação de solda, apresente o ajuste por usinagem facilitado, devido à menor dureza gerada. Para usiná-lo recomenda-se menores velocidades de corte e maiores avanços, mas seu comportamento nos processos de texturização e polimento é equivalente ao dos aços tradicionais, como os aços P20.
“Estamos satisfeitos em poder apresentar um novo produto para a indústria de processamento de plásticos, pois trata-se de uma solução de alta tecnologia, com menor quantidade de elementos de liga, vida útil muito elevada, de melhor relação custo-benefício para os clientes e que atende à crescente necessidade de competitividade das empresas”, diz Paulo Sérgio Perez, gerente do Centro de Distribuição e Serviços da Villares Metals.