(15/02/2009) – A Mitsubishi Materials está lançando no Brasil novas ferramentas para torneamento de canais, a linha GY, projetada para oferecer extrema rigidez e precisão, além de estabilidade. A empresa informa que o sistema é modular, com unidade intercambiável em seu corpo. Assim, no caso de quebra da ferramenta, apenas uma de suas partes precisa ser trocada. “Isso torna a linha GY economicamente vantajosa na comparação com ferramentas tipo monobloco”, diz o texto de divulgação do produto.
Além disso, o sistema modular permite seleção flexível de ferramentas, ao mesmo tempo em que mantém a rigidez do sistema para uma usinagem estável. Além disso, a grande variedade de insertos possibilita diversas aplicações de usinagem, garantindo alta eficiência e precisão.
Entre as principais características da linha GY estão o sistema Tri Lock que garante que o novo localizador seja fixado seguramente em 3 faces (lateral, frente e topo), proporcionando alta rigidez à ferramenta, comparável a um tipo monobloco.
A grande variedade de insertos é outro destaque. A linha dispõe de 10 tipos de insertos com largura variável entre 2.0 e 6.35 mm. O raio de ponta, disponível em 4 tipos, varia de 0.2 a 0.8 mm. Além disso, foram desenvolvidos 5 tipos de quebra-cavacos para diversas aplicações: torneamento de canais, torneamento multifuncional, cópia e corte, que garantem ótimo controle de cavaco e excelente acabamento superficial.
Disponível nas classes VP10RT e VP20RT com cobertura Miracle, do tipo PVD, para usinagem de aço, e na classe de CBN, MB8025, para acabamento de aço endurecido.