(12/10/2008) – Segundo a Walter Prototyp, machos em metal duro integral com grande segurança de processo em materiais de cavacos longos eram há muito tempo esperados no mercado. Para tanto, a empresa desenvolveu o Prototex HSC, para furos passantes, em metal duro integral especial com alta resistência ao desgaste combinada com elevada tenacidade.
A área de aplicação da ferramenta abrange aços e materiais de cavacos longos com resistência à tração até 1200 N/mm². Além do material, características adicionais propiciam velocidades de corte e vida útil muito acima da média dos machos em HSS-E: a geometria de corte especial resulta em transporte de cavacos otimizado, mesmo em materiais de cavacos longos. Uma cobertura multicamadas à base de TiCN forma barreira de resistência contra o desgaste. A configuração especial dos canais de lubrificação possibilita a aplicação em máquinas com refrigeração interna.
De acordo com a fabricante, o Prototex HSC é três vezes mais rápido que um macho convencional em HSS-E, mas pode também ser utilizado com valores de corte convencionais, com grande segurança de processo e maior vida útil. “Assim, a ferramenta abre um substancial potencial de economia, principalmente na usinagem seriada. Os tempos são claramente reduzidos e os custos de produção por rosca diminuem de forma significativa”, diz o material de divulgação do produto.
O Prototex HSC está disponível nas dimensões de M6 até M12 e M6x0,75 até M16x1,5, com várias opções de fixação, incluindo mandris de compensação ou suportes convencionais para rosqueamento. O novo macho de alta performance é ideal para condições de usinagem estáveis.